Secretaria Municipal de Segurança Pública em fase final de implantação

0
228

Nos próximos dias, a nova Secretaria Municipal de Segurança Pública será oficialmente instalada em Itaúna, sob o comando do tenente-coronel da reserva Alexandre Barboza de Oliveira. A estrutura da pasta vai abrigar os setores de Trânsito, Defesa Civil e de Monitoramento, além de Defesa Social da População em Situação de Rua. 

De acordo com o Secretário de Planejamento e Governo, Marcus Júnior Diniz, o cronograma prevê a efetivação da secretaria no próximo dia 24, após o período legal de 45 dias desde a publicação da lei. No entanto, o local exato de instalação da pasta ainda está em definição. Uma das hipóteses levantadas é a de funcionamento provisório no prédio onde atualmente se encontram a Sala dos Conselhos e o Posto do Migrante, mas a informação não foi confirmada oficialmente. 

“A SMSEP começará a operar com uma estrutura enxuta e administrativa básica, com expansão planejada de forma gradual. Já no início, estarão ativas a Coordenadoria da Defesa Civil Municipal e a Gerência Superior de Trânsito e Transportes, assegurando a continuidade dos serviços essenciais à população. A secretaria também contará com uma Gerência Superior de Defesa Social, que atuará no monitoramento da população em situação de rua, promovendo ações integradas com a Secretaria de Desenvolvimento Social e entidades parceiras”, explica. 

“A Prefeitura também avalia possíveis realocações de espaços públicos para melhor aproveitamento da estrutura administrativa e, um dos estudos considera a utilização do atual prédio da Polícia Civil, caso esta venha a ser transferida para o novo Fórum”, finaliza. 

Nova penitenciária será inaugurada até o final de junho  

A nova penitenciária de Itaúna está a poucos meses de se transformar em realidade. A previsão de conclusão das obras em dezembro de 2024, foi frustrada, mas segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, mais de 93% da obra já está concluída, e a entrega está prevista para ocorrer até o final de junho. 

A construção ocupa um terreno de 30 mil metros quadrados, doado pelo município, localizado às margens da MG-050, no sentido Divinópolis, na altura do km 95. A nova unidade prisional terá capacidade para 306 detentos e terá uma área construída de 3.597,70 m², com investimento estimado em cerca de R$ 30 milhões. 

Em nota, a Secretaria destacou que “as informações sobre número de servidores, lotação de unidades específicas e transferências de presos não são divulgadas por razões de segurança”. 

PSF no prédio antigo

Após a inauguração, os detentos do presídio localizado no bairro das Graças, serão transferidos para a nova penitenciária e o prédio situado na Rua Santana, de propriedade do Governo do Estado, ficará desocupado. 

As especulações sobre a possibilidade de o imóvel ser transferido para o município, para instalação uma unidade do Programa Saúde da Família, não foram confirmadas pela Prefeitura. 

De acordo com o secretário de Governo, Marcus Júnior Diniz, ainda não há definição concreta sobre a cessão do imóvel. No entanto, “existe o interesse da administração municipal em utilizar o espaço em benefício da população, caso a transferência se concretize. Um equipamento voltado para a área da saúde, como um PSF, seria de grande valia para os moradores da região, e essa possibilidade será considerada com responsabilidade. No entanto, até o momento, trata-se apenas de especulações, sem nenhuma confirmação oficial”, destacou.