Apagão em Itaúna

0
1410

Descubra como um incêndio em subestação no Paraná provocou a queda de energia na cidade e em outros estados.


Na madrugada de terça-feira (14/10), Itaúna, assim como várias cidades de Minas Gerais e outros estados do Sudeste, Norte e Nordeste, sofreu uma queda de energia elétrica. O apagão teve início após um incêndio em um transformador da Subestação de Bateias, no Paraná, que comprometeu a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O incidente gerou uma perda de aproximadamente 10 mil MW no sistema, obrigando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a acionar o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), desligando automaticamente blocos de consumo para evitar o colapso total da rede elétrica.

Em Itaúna, a interrupção provocou transtornos para moradores e serviços essenciais, como hospitais e estações de tratamento de água, que tiveram prioridade na retomada do fornecimento de energia. A CEMIG orientou a população a economizar energia e a reportar qualquer irregularidade no fornecimento.

O apagão serviu como alerta sobre a importância de manutenção e monitoramento das subestações, além da dependência do Sistema Interligado Nacional, que conecta diferentes regiões do país e pode ser impactado por problemas em locais distantes, como ocorreu neste caso.