Já são três casos suspeitos de Coronavírus em Itaúna

0
3251

Prefeitura cria comitê de enfrentamento à doença e adota várias medidas emergenciais; confira o que funciona e o que está suspenso:

Na manhã desta quarta-feira, 18, ocorreu uma coletiva de Imprensa na sede da Prefeitura, onde foi anunciado que Itaúna já tem três casos suspeitos de Coronavírus: um homem de 41 e duas mulheres de 39 e 63 anos, os casos já estão sob investigação, as amostras de sangue foram coletadas e encaminhados para a FUNED. Segundo o secretário de saúde, as três pessoas se encontram em isolamento domiciliar inicialmente por 14 dias, podendo se estender, até os resultados saírem.

Na oportunidade, foram anunciadas diversas medidas emergências, que estão sendo aplicadas a fim de conter a propagação da doença. Quem está sob responsabilidade das medidas adotadas é o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao coronavírus do Município, que tem mais de 15 membros, composto pelo Gabinete do Prefeito, secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Administração, de Finanças, Procuradoria-Geral do Município, além da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira.

Confira algumas medidas emergenciais:

  • Prorrogação da suspensão de aulas municipais até o dia 31;
  • Servidores acima de 65 anos vão trabalhar de casa,
  • Dispensa de servidores em tratamento oncológico e servidoras gestantes
  • Suspensão da prova de vida do IMP,
  • Servidores que por acaso estiveram em locais de contaminação devem ficar isolados 7 dias
  • Cirurgias eletivas suspensas;
  • Dispensa das procurações para buscar medicamentos na farmácia básica;
  • Suspensão de férias dos Servidores da Saúde;
  • Cancelamento de todos os eventos das Secretarias de Esporte, Cultura e Assistência social;
  • Velórios poderão ser cancelados;
  • Contato com a Universidade de Itaúna para ceder alunos do 6° ano de medicina para reforçarem o atendimento municipal;
  • Postos de saúde continuarão atendendo por agendamento normal. Casos avaliados como agudos ou urgentes não precisarão ter ficha para serem atendidos;
  • Proibidas as visitas em Instituições de Permanência de Idosos;
  • Recomenda-se a suspensão de shows, eventos culturais e religiosos, catequese e escolas dominicais, casas noturnas, bares, academias, clubes, bibliotecas e museus;
  • Pedido ao CINERITZ que suspenda as seções de cinema;
  • Cancelamento de eventos que precisem do alvará da Prefeitura por até 30 dias.

Mudanças no Hospital

Em nota divulgada nesta terça-feira, 17, o Hospital Manoel Gonçalves determinou algumas medidas de prevenção ao Coronavírus/COVID-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

  1. Fica proibida a entrada de visitantes e acompanhantes acima de 60 anos;
  2. Fica proibida as visitas no Setor Pediátrico, na Maternidade e Pronto Socorro;
  3. Fica estipulada a restrição de acompanhantes exceto nos casos previstos por lei.
  4. As visitas deverão que ser realizadas em horários
  • ALA C: 14h as 15h
  • ALA B: 15h as 16h
  • APARTAMENTOS : 17h as 18h
  • CTI: 11h – será autorizado apenas uma pessoa por paciente durante meia hora. À tarde não haverá visitas
  • SALA VERMELHA: 14h – uma pessoa durante 15 minutos

O Pronto Socorro já adotou todos protocolos conforme orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. Em casos de isolamento respiratório o Hospital está apto para fazer os procedimentos necessários encaminhando os exames para os locais específicos em Belo Horizonte.

Cartório Eleitoral suspende atendimentos

Nesta quarta-feira, 17, o TRE-MG suspendeu o atendimento presencial ao público em geral em todos os cartórios, centrais e postos de atendimento em Minas Gerais. A medida seguirá até o dia 31 de março, com possibilidade de prorrogação. O sistema de agendamento de atendimentos no site do Tribunal também ficará indisponível até o dia 31 de março. Os eleitores que tinham atendimento agendado nesse período serão comunicados sobre o cancelamento de seus horários e devem aguardar a liberação do sistema para fazer um novo agendamento. O Disque-Eleitor (telefone 148) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento a advogados e partidos políticos deverá ser feito, preliminarmente, por telefone ou de forma virtual pelo: www.tre-mg.jus.br/. Havendo necessidade, será agendado atendimento presencial.

SINE, PROCON, Junta Militar e SAAE

Por determinação do Governo do Estado todos os atendimentos do SINE foram cancelados, por tempo indeterminado. Não haverá atendimento externo do Procon nos dias 19 e 20 de março, haverá somente atendimento pelos telefones (37)3241 2202 e (37)3241 3166, ou pelo e-mail procon@itauna.mg.gov.br. As fiscalizações do órgão continuarão normalmente. A Junta militar realizará atendimento nesta quinta-feira de 7h30 às 11h, sexta-feira, 20, não funcionará e na segunda-feira,23, funcionará de 8h às 11h e de 13h às 16h. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto- SAAE, não realizará atendimentos presenciais por tempo indeterminado no posto de atendimento situado na rua Manoel Gonçalves,24, centro. Os atendimentos deverão ser realizados preferencialmente pelos telefones: (37)3249-5824 e (37)3249-5865. Os casos presenciais emergentes poderão ser agendados pelos respectivos telefones. A semana da água que ocorreria entre os dias 23 e 27 de março, também foi cancelada.

SESI e SENAI suspendem aulas e eventos

O SESI comunicou nesta quarta-feira, 18, a suspensão do funcionamento do Teatro Vânia Campos, de Itaúna. No sábado, 14, foram anunciadas também a suspensão das aulas do SENAI-MG, do EJA e do Ensino Médio do SESI-MG. Nesta segunda, 16, foi anunciada a paralisação das aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Todas as suspensões valem até 31 de março.

Aulas na Universidade de Itaúna suspensas

Em cumprimento a recomendação das autoridades públicas e de órgãos oficiais, e com o objetivo de ampliar as ações de prevenção contra o COVID-19, suspendeu todas as ações acadêmicas presenciais nesta terça-feira, 17, e segue com a paralisação até o dia 31 de março. Após o período, as medidas serão reavaliadas de acordo com orientações dos órgãos públicos. Foram suspensas também as atuações dos estagiários, nas clínicas integradas de fisioterapia, odontologia, complexo esportivo, núcleo de práticas jurídicas, hospitais, policlínicas, PSFs, UPAs e SAMU.

Eventos cancelados

Em decorrência do coronavírus a casa de Shows, Espaço Dona Regina adiou seus eventos, passando a festa ‘Ibiza la Fiesta’, para o dia 26 de junho e ‘Djavan’ para o dia 25 de julho. Os ingressos vão continuar valendo, quem não puder ir a essas datas terá reembolso. Se você comprou pela plataforma Blueticket o reembolso ocorrerá pelo próprio site, se foi em ponto físico basta se dirigir até o local. O XXII Open Itaúna de Vôlei, Peteca e Futevôlei, conhecido como Open de quadra de areia, que seria disputado na praça João Augusto de Oliveira, no bairro Padre Eustáquio, de 17 a 21, também foi cancelado. O reembolso será realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, agendar pelo telefone (37)3243-7241.

Cinema não funcionará

O CineRitz Itaúna também suspendeu seu funcionamento por 30 dias, a partir desta quarta-feira, 17. Em nota divulgada pelas redes sociais o cinema salienta que a ação foi necessária para atender as orientações do governo de Minas Gerais e do município. “É um momento difícil! Contamos com a compreensão e colaboração de todos, mas a saúde e segurança devem ser prioridade neste momento”, afirma nota.

Câmara restringe acesso

Começou nesta terça-feira, 17, a nova medida da Câmara Municipal de Itaúna para conter a propagação do novo coronavírus. Como alternativa a casa legislativa restringiu o funcionamento, que não será completamente aberto ao público. Com a restrição, a reunião plenária desta terça foi transmitida apenas pelo canal do YouTube: Câmara Itaúna. Outras mudanças foram adotadas nos atendimentos dos gabinetes de vereadores e nos protocolos, que só poderão ser feitos mediante agendamento prévio por telefone. O funcionamento com expediente exclusivamente interno foi informado por meio da portaria nº 10/2020. De acordo com o presidente do Poder Legislativo, Alexandre Campos, segue até a próxima segunda-feira, 23, podendo ser prorrogado, e foi definida para “prevenir e coibir a propagação da doença”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + cinco =