Tia Dani lança canal infantil no YouTube
O mundo está se reinventando de todas as formas e de todas as maneiras. Muito além da pandemia, a evolução da tecnologia está sendo determinante para que novas formas de educação e entretenimento cheguem às crianças que estão cada vez mais conectadas e com acesso a diversos conteúdos de música, literatura, culinária, desenhos, experimentos, cordel, contação de histórias.
Foi pensando neste cenário atual e unindo a experiência como professora da rede pública municipal, que Danielle Andrade de Souza, 31, está lançando o canal “Clubinho da Tia Dani”. Com atualização de dois a três vídeos semanais, os conteúdos são elaborados para crianças de três a 11 anos e o desejo da professora é promover uma educação de qualidade para as crianças neste período de pandemia. “Eu já realizava um trabalho de educação e arte na escola Dr. Vitor Nogueira Machado, onde trabalho e sempre acreditei e procurei trabalhar essas duas formas em conjunto para agregar aprendizado e vivências para as crianças. Agora estamos levando arte e educação para a internet”, afirma.
Segundo Danielle, no canal no youtube há vídeos com vários quadros, como ‘contação de histórias’ que trazem fantoches como personagens, além do ‘leitura de afeto’ em que ela lê cartas recebidas pelo canal, recitação de poemas, piadas e outras leituras diferenciadas. Tem também o quadro ‘momento de recreação’ que ela ensina brincadeiras, jogos e receitas culinárias.
No quadro ‘arte em ação’, a professora ensina os pequenos a confeccionar cartas manuais, artefatos artísticos, dá dicas de filmes e séries. De acordo com a Tia Dani, a internet é uma ferramenta que precisa ser utilizada para o aprendizado porque já faz parte da vida da maioria das pessoas e já está incorporada no dia a dia das crianças também. “Temos uma ferramenta fantástica nas mãos que hoje faz parte da vida das crianças, por isto é preciso que elas tenham opção de acessar conteúdos de qualidade. Minha intenção ao criar o canal é que as crianças aprendam de forma segura e tenham disponível conteúdo que informem e eduquem. Assim, os pais podem ficar tranquilos quando os pequenos estiverem conectados”, explica.Tia Dani é responsável pelo cronograma, criação e roteiro dos programas e a filmagem e edição está sob a responsabilidade do cineasta itaunense Guto Aeraphe, da Cinemarketing Filmes.