A Casa de Caridade Manoel Gonçalves tem encaminhado à comunidade itaunense mais do que a solicitação de cuidados no combate à pandemia da Covid-19, como evitar aglomerações, o uso de máscaras etc. As mensagens do hospital são também pedidos de ajuda para que a instituição que está na linha de frente contra o coronavírus continue o seu trabalho. E, por parte da sociedade várias tem sido as respostas positivas, que vêm através de doações de recursos financeiros, equipamentos hospitalares e até lanche especial para os funcionários.
Ao Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna – Sindimei, o Hospital agradece a doação de cinco equipamentos de respiração assistida, o capacete ELMO. Esse capacete é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente. O dispositivo auxilia na recuperação da função pulmonar dos pacientes com insuficiência respiratória, a exemplo dos quadros gerados pela Covid-19. O Sindimei é representado pelo seu presidente Cristiano Soares.
O Grupo Mãos Amigas fez a doação de três colchões pneumáticos à Casa de Caridade. Este tipo de colchão tem um papel muito importante para prevenir e melhorar as lesões de pele de pacientes que ficam muito tempo acamados.
Já ao Rotary de Itaúna, o Hospital agradece pelo gesto de carinho dedicado aos funcionários com a ação “Páscoa Solidária”. Dois dias nessa semana houve a distribuição de um lanche muito especial, com pizza, refrigerante e chocolate, que alegrou os profissionais que trabalham em tempos tão difíceis nesta instituição.
Ao Jornal S’PASSO a Casa de Caridade Manoel Gonçalves solicita que seja registrada a mensagem de agradecimento aos doadores. “Gratidão a todos os envolvidos, gestos assim nos dão ânimo para continuar nesta luta”, escreveu.