A operação “Buraco na Pista”, desencadeada pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 19, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Itaúna. A ação visou o combate a extração ilegal de minério de ferro e as investigações começaram em julho de 2020 e apontam que os envolvidos extraíam ilegalmente o mineral em pista paralela à BR-040, na altura do km 569, “simulando atividades de terraplanagem”.
Ao todo foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal de Belo Horizonte, sendo cinco em Itaúna e um em Nova Lima. O material apreendido será analisado e periciado. Segundo os federais, os investigados pediam autorização à concessionária da rodovia e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para melhorar o acesso a um terreno às margens da rodovia, mas em vez de realizar a obra, eles extraíam ilegalmente minério de ferro, já que não possuíam licença ambiental para desempenhar a atividade de extração.
Os suspeitos também criavam empresas fictícias para a empreitada irregular. Até o momento quatro pessoas foram indiciadas pela mesma conduta. Se condenadas, podem pegar até 29 anos de cadeia. Há outros três inquéritos em que são investigados crimes semelhantes. De acordo com a PF, as investigações continuarão em outros municípios.