Depois de anos de promessas e espera, o trevo do Morro do Engenho, que liga Itaúna a Itatiaiuçu pela rodovia MG 431, será construído. O antigo Morro do Engenho, das histórias de passagem de tropeiros e dos transportes rudimentares dos primeiros anos do século passado – e que virou uma das entradas de Itaúna –, está para ser transformado com obras de um trevo moderno.
O Departamento de Estradas e Rodagens vai dar início ao projeto arquitetônico de construção do trevo, orçado em R$ 5.053.913,24. As obras estão programadas para serem iniciadas em agosto. A confirmação foi feita pelo deputado Gustavo Mitre (PSC), junto ao governador Romeu Zema (NOVO), num vídeo divulgado nas redes sociais.
Zema afirmou que a obra é de grande importância para a região e revelou que conhece a entrada de Itaúna pela MG 431, onde “não pode ser chamado de trevo, mas a junção de duas vias”, e também sabe que há muito o trecho tornou-se perigoso com inúmeros acidentes, em que muitas vidas se perderam.
A construção do trevo do Morro do Engenho virá complementar uma série de obras na região. Estão sendo finalizados os serviços de prolongamento da avenida Gabriel da Silva Pereira, juntamente com a rua Vasco Mendes, que é paralela, até a avenida Dorinato Lima.
Ambas serão o acesso ao trevo e ligarão essa região do Morro do Engenho e da própria rodovia MG 431 ao centro de Itaúna. O vídeo divulgado pelo deputado Gustavo Mitre também trouxe a fala do secretário de estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, reforçando o compromisso de iniciar as obras no início de agosto.