Confira o novo protocolo de segurança das aulas presenciais divulgado pela Prefeitura

0
994

A Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria de Educação, publicou na segunda-feira (13) no Jornal Oficial do Município um novo protocolo para as aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19.

 As recomendações são para todas as escolas da educação infantil, da pré-escola e dos ensinos fundamental e médio, nos ambientes das instituições e também no transporte escolar.

O tempo de permanência dos estudantes e profissionais da educação nas escolas é de no máximo 4 horas e 30 minutos. Não haverá atividades de tempo integral em nenhuma instituição.

Alunos, professores e demais funcionários dos educandários devem evitar qualquer tipo de aglomeração, em salas, corredores, pátios, portões de acesso etc. Nas salas de aula o distanciamento entre cada aluno e seus professores será de 1,5m (dentro da programação da Onda Verde do “Minas Consciente”).

O protocolo municipal estabelece que nas entradas das instituições haverá totens de álcool em gel e será realizada aferição de temperatura de todos que por ali passarem – cuja máscara adequada é exigida.

Aos pais e responsáveis pelos alunos, a Prefeitura recomenda que os uniformes sejam lavados diariamente após a jornada escolar.  Os pais deverão assinar termo de responsabilidade para a presença e permanência das crianças na escola, sobretudo com a observância da saúde e limitações físicas e mentais das mesmas.

O novo protocolo indica que haverá atividades diferenciadas e aulas alternadas (presenciais e virtuais) para cada grupo. Recomenda-se nas escolas o uso de material audiovisual a fim de evitar que os alunos tenham que levar materiais físicos para as atividades – e que compartilhem entre si esses objetos.

Estão vedadas as atividades desportivas de contato físico, a suspensão do uso de espaços coletivos além da sala de aula, como auditórios e bibliotecas. Os banheiros serão usados com a supervisão de um fiscal, especialmente no caso das crianças menores. Aos professores, pede-se que se limitem as conversações às atividades das aulas.

As refeições na escola serão disciplinadas por recomendações específicas e rígidas a começar pela higienização das mãos das cantineiras e dos alunos. Os cuidados nas áreas de manipulação de alimentos evidenciam a proibição de todo ato que possa contaminá-los, “como comer, fumar, coçar, tocar o nariz, orelhas ou boca, usar o celular ou realizar outros hábitos inseguros”.

Às cantineiras é vedado o uso de adornos pessoais durante a produção, manipulação e distribuição das refeições, como pulseiras, gargantilhas, relógios, colares e brincos grandes. Todas deverão usar luvas, máscara, avental e touca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

sete + 4 =