Itaúna mais verde: Prefeitura anuncia arborização em vários bairros da cidade

0
1014

Recentemente na Câmara um vereador disse que Itaúna não tem árvores e que a cidade precisa investir mais no plantio de mudas, para auxiliar no clima, no embelezamento das ruas e praças e na qualidade de vida das pessoas. 

A gestão de áreas verdes urbanas sempre foi o grande desafio para os municípios brasileiros e, a ausência desses espaços ou a degradação deles, afetam direta e negativamente a qualidade de vida da população. Áreas que teriam funções ecológicas, sofrem com a falta de manutenção e conservação a exemplo do que acontece em Itaúna, no Parque Ecológico do Sindmei. 

Em uma atitude inédita, que está sendo aplaudida por grande parte da população, a prefeitura anunciou que vai investir no plantio de árvores nas ruas e praças do município.

As secretarias de Infraestrutura e Serviços e Regulação Urbana já começaram a arborização de alguns bairros e os primeiros plantios aconteceram no Pio XII, atrás do estádio José Flávio de Carvalho, numa parceria da Prefeitura com a empresa Saint-Gobain.

 A gerência de Meio Ambiente informou que as próximas áreas contempladas com o plantio de mudas serão as avenidas Gabriel da Silva Pereira, no Morro do Engenho; JK, na Chácara do Quitão; e Raimundo Ribeiro dos Santos, em Santanense. Também na Avenida Manoel da Custódia haverá uma ação de replantio de árvores.  

Parques ecológicos são reabertos à comunidade

 Os parques da cidade estão novamente abertos com os números da pandemia sob controle. Desde 2020, eles foram fechados como medida de combate a proliferação da Covid-19. Durante esse período, a Prefeitura realizou manutenções, limpezas, reformas dos equipamentos de lazer e também a criação de novas áreas permanentes. Importantes espaços públicos destinados ao lazer, ao entretenimento e à prática de esportes, os parques ecológicos são oportunidades para que a população possa desfrutar e ter mais contato com a natureza. Para que os funcionários e usuários possam ter mais segurança, a Prefeitura implementou nos locais os protocolos em conformidade com a Vigilância Sanitária. Além das medidas de segurança já utilizadas frequentemente, foi implantado um sistema de controle de entrada e saída de pessoas nas portarias de cada parque.

É importante que visitantes adotem medidas não só para a sua segurança, mas a de todos os frequentadores. O uso correto de máscara durante a permanência nos parques, higienização frequente das mãos, além do distanciamento entre as pessoas serão exigências para a utilização dos espaços.

Os parques estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas e nos fins de semana e feriados, das 7h às 17 horas.

A revitalização dos espaços:

No Parque Ecológico Cordovil Fonseca, Lago do Telmo, foi feita a pintura do local, criação de novos espaços de recreação, cercamento do parquinho e área dos animais, limpeza da lagoa e revitalização de todo o ambiente. No bairro Três Marias, o Parque Ecológico “Maria Ivolina Gonçalves” recebeu novos espaços de lazer, limpeza, pintura da quadra e de toda área. Foram também instalados bancos para maior comodidade dos frequentadores. No bairro Morada Nova, o Parque Ecológico “Geração do Futuro” contou com a revitalização do quiosque, pintura de todo o espaço e obras no entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco + 2 =