O prefeito Neider Moreira (PSD) e o secretário municipal de Educação Weslei Lopes da Silva entregaram a nova sede do Núcleo de Assistência Integral à Criança (NAIC), no bairro Nogueira Machado (rua José Gomide, 61). O evento aconteceu na tarde de quarta-feira (20), com a presença de servidores da SEMED, do secretário municipal de Esportes Nélson Júnior e da vereadora Edênia Alcântara (PDT), membro da Comissão de Educação da Câmara.
A partir de agora o NAIC retorna com suas atividades presenciais, ou seja, o atendimento especializado a crianças de 0 a 12 anos, matriculadas nas escolas da rede municipal, que apresentam dificuldades de aprendizagem. Criado por meio da Lei no 4.258, em 11 de dezembro de 2007, o órgão oferece atendimentos nas especialidades de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, contando, atualmente, com 1 psicóloga, 1 psicopedagoga, 1 terapeuta ocupacional, 2 fonoaudiólogas e 1 coordenadora pedagógica.
As crianças chegam ao NAIC encaminhadas pelas escolas, após detectadas as dificuldades de aprendizagem. No local, são avaliadas pelos especialistas e quando confirmada a necessidade, passam a ser atendidas pelas especialistas, dadas suas especificidades, ou são encaminhadas para outros atendimentos que não sejam aqueles oferecidos.
Os atendimentos são feitos em contraturno, ou seja, o horário escolar da criança é respeitado. Cada criança pode ser atendida por profissionais de duas áreas distintas, dada sua necessidade. Um profissional atende, aproximadamente, 21 crianças por semana. Assim, cada especialista realiza em torno de 84 atendimentos mensais, totalizando cerca de 420 atendimentos/mês no NAIC. Anualmente, são realizados, em média, 4.620 atendimentos.
Além das atividades destinadas às crianças, quando necessário, as profissionais orientam os professores regentes e os responsáveis pela criança acerca de suas necessidades e tratamentos. O NAIC trabalha em parceria com o Hospital Dr. Ovídio, a APAE e também com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de forma a garantir à população um atendimento com a maior cobertura possível.
Durante a Pandemia da Covid-19, foi ofertado às famílias o atendimento de forma remota, e todos que fizeram adesão foram atendidos semanalmente por um profissional.
Local mais acessível abraçando a diversidade
Para o secretário Weslei Lopes, o NAIC retoma agora o seu percurso com a prestação de serviço num local mais adequado, de fácil acesso e oferecendo conforto aos usuários e profissionais que atuam no local. Lopes destacou a frase estampada num quadro na entrada do prédio: “o NAIC é uma instituição que abraça a diversidade”. A vereadora Edênia parabenizou a administração municipal e disse que está duplamente feliz e agradecida, como mãe de crianças em idade escolar e como vereadora, atuante na Comissão de Educação do legislativo. “É gratificante saber que nesse contexto de pandemia, sabendo das consequências que trouxe para nossas crianças, ter esse local para acolher e atender com carinho, com profissionais capacitados é de suma importância”, pontuou.
Espaço mais humanizado
O prefeito Neider ressaltou que o NAIC é a porta de entrada para o tratamento multissetorial de crianças que necessitam de apoio especial para o desenvolvimento de sua aprendizagem. “Fico feliz de poder proporcionar esse momento, porque as dificuldades são inerentes às nossas crianças, elas são diferentes, com necessidades diferentes, e é natural que seja assim. Como médico entendo que o espaço precisa ser o mais humanizado possível para que a gente possa dar seguimento a um tratamento adequado,” assinalou.