Com a chegada do Dia de Finados, os cemitérios da cidade já estão sendo preparados para receber as pessoas que tradicionalmente visitam esses locais. Mais que em outros anos, o dia dedicado aos mortos tem agora um propósito mais significativo em razão da homenagem às vítimas da Covid-19.
No país em que mais de 600 mil pessoas morreram pelo coronavírus, o Finados desse ano será muito mais simbólico, principalmente porque muitos cemitérios vão se abrir pela primeira vez nesse dia para um público maior desde o início da pandemia.
A Prefeitura de Itaúna está realizando os preparativos para que os cemitérios possam receber as pessoas na próxima terça-feira (2). Limpezas especiais estão sendo feitas tanto nos cemitérios da área urbana (Central, Santanense e Parque Jardim) quanto rural (Córrego do Soldado) do município. O horário para visitação dos interessados em homenagear seus entes queridos nesta data será das 6h às 17 horas.
Mesmo com a cidade registrando condições favoráveis em relação a pandemia normas de prevenção a Covid serão reforçadas, como obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento social.
Vale ressaltar também a importância do cuidado com a Dengue neste momento, evitando o uso de adereços que possam acumular água. O alerta se faz necessário uma vez que o tempo quente e chuvoso e propenso ao desenvolvimento do Aedes Aegypti, que também transmite Zika e Chikungunya. As administrações dos cemitérios estarão de plantão nesta data para informações aos cidadãos.
Missas nos cemitérios
As paróquias de Santana e do Sagrado Coração de Jesus, que cuidam das celebrações nos cemitérios, definiram os horários de missas nesses locais. No cemitério central haverá celebrações às 7h, 10h e 16h. Nos cemitérios de Santanense e do Parque Jardim as missas serão às 9 horas. No cemitério da comunidade do Córrego do Soldado não haverá celebração.