Foi prorrogado até 30 de novembro a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesse período estão disponíveis 18 tipos de vacinas, dentre BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), dentre outras preconizadas para essa faixa de público
Em Itaúna todas as 22 unidades de saúde do perímetro urbano estão aptas para aplicação das doses em atraso, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, a eficiência das vacinas tem se mostrado de forma ainda mais evidente como se verifica nesses tempos de pandemia da Covid-19. É importante aproveitar esta oportunidade estendida pelo Ministério da Saúde e não deixar as crianças e adolescentes vulneráveis a muitas doenças. Lembrando que esta campanha não contempla imunização contra a Covid-19, liberada para algumas pessoas deste público-alvo.
Primeira dose contra a Covid
Destinada ao público adolescente, acima de 12 anos, foi aplicada a primeira dose da imunização contra o novo coronavírus na sexta-feira (5), de acordo com cadastro realizado no dia 29 de outubro. Para essa faixa etária foram disponibilizadas 1.500 doses nas unidades de saúde, sendo 66 doses por ESF e 114 para o Posto Central.