O décimo mês do calendário marca a campanha do ‘Outubro Rosa’, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
Este ano, a data tem significado ainda mais especial e importante porque é o primeiro aniversário de funcionamento do Centro de Oncologia Josias Gambarelli, no Hospital Manoel Gonçalves. Depois de quase uma década de espera, o serviço foi viabilizado graças a uma parceria entre o Hospital e a Prefeitura, através de verbas estaduais e federais. O centro é responsável por atendimentos de alta complexidade da microrregião de Itaúna, que engloba os municípios Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, e outras microrregiões de saúde da Região Ampliada Oeste, permitindo a realização de quimioterapia e cirurgias. Com o Centro de Oncologia em funcionamento, Itaúna passou a ocupar uma nova posição no cenário da saúde pública do estado e cerca de 230 pessoas que estavam em tratamento oncológico na cidade, em diferentes estágios da doença, encontraram mais conforto e facilidade para se cuidar. Recursos da ordem de R$5.066.619,60 anuais são necessários para custeio da unidade oncológica de Itaúna.
O médico Fernando Meira de Faria, secretário de Saúde, disse ao Jornal S’PASSO que durante esse mês a pasta irá realizar, em parceria com outros órgãos, uma série de atividades para marcar o ‘Outubro Rosa’ e intensificar a campanha em favor da saúde da mulher. Na segunda-feira (4), juntamente com o Hospital Manoel Gonçalves, a Secretaria de Saúde abriu oficialmente a programação do mês no Centro Oncológico. Também nas unidades de saúde do município serão realizados eventos com destaque para o mês de conscientização do câncer de mama e o câncer do colo de útero, especialmente no dia 27. Nesse dia, as unidades de saúde da zona urbana estarão abertas das 16h às 20h para ações específicas do Outubro Rosa.
No Espaço da Mulher, no CEMO Dr. Ovídio Nogueira Machado, serão realizadas consultas especiais durante esse período. Desde o ano passado, o espaço oferece atendimento de mastologista, junto com os exames de mamografia. “Hoje os pacientes não necessitam se deslocar para outras cidades para realizar exames ou outros procedimentos. Desde que os serviços começaram, já foram realizadas aproximadamente 600 mamografias e esse número cresce a cada mês. Também são realizados ultrassom de mama, quando necessário, além dos exames preventivos ginecológicos e de rotina”, contou Meira.
Gláucia Santiago destaca cuidados com a saúde da mulher e conquista do mamógrafo
A vice-prefeita Gláucia Santiago (PL) esteve na linha de frente das ações em favor da saúde da mulher desde o seu primeiro mandato como vereadora. Ela reafirmou a grande importância da campanha do Outubro Rosa e destacou que o objetivo maior das ações é conscientizar as mulheres a fazerem a mamografia todos os anos. “A maioria dos casos de câncer de mama, quando descobertos no início tem cura. Por isso, as mulheres devem fazer esse controle, para não correrem risco. Coloquei esta conquista como uma das minhas prioridades em meu último mandato de vereadora, e afirmei que não sairia dele sem conseguir um mamógrafo para Itaúna. As mulheres saíam da cidade muito cedo para outros municípios, ficavam o dia inteiro e, às vezes, nem conseguiam ser atendidas. Graças a Deus, consegui o mamógrafo através de uma emenda parlamentar, por intermédio do deputado federal Lafayette Andrada”, recordou.
A vice-prefeita lembrou que o parlamentar encaminhou R$400 mil, recurso suficiente para aquisição do aparelho, na época. No entanto, a Prefeitura teve que disponibilizar mais dinheiro, por causa do reajuste do valor inicial e por querer adquirir um mamógrafo de melhor qualidade. “Sempre me preocupei com a saúde da mulher, principalmente por saber que o câncer de mama tem enorme incidência e que a falta de informação é um grande fator de risco”, alertou.