Ações pró-vacinação são destaque em evento do curso de Medicina da Universidade de Itaúna

0
514

Alunos do 4º período de Medicina da Universidade de Itaúna realizaram na segunda-feira (27), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, um evento para levar informações à população sobre a importância da vacinação. O evento foi coordenado pela disciplina de IESC IV, ministrada pela professora Ana Maria Magalhães Valle Cundari, e realizado na área externa do Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros, com informações sobre a importância da vacinação para a saúde pública e seus impactos na saúde dos brasileiros. Foram realizadas distribuição de flyers e exposição de fotos e vídeos de relatos sobre o tema, além de aferição gratuita da pressão arterial e glicemia capilar.

O Jornal S’PASSO conversou com a estudante de Medicina, Millena Souza Santos, sobre o evento, que na sua opinião foi um sucesso em todos sentidos, para os estudantes, demais participantes e, especialmente, para a comunidade. Para ela, essa atividade que constitui em ações do programa de extensão da Universidade de Itaúna, contou com a fundamental parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o apoio de comerciantes locais.

“Nosso objetivo principal foi o de oferecer serviços de saúde e prevenção de forma gratuita e acessível à população e falar sobre o tema vacinação, e acredito que conseguimos cumprir com êxito essa missão. Foi gratificante ver a participação ativa das pessoas, que estavam não apenas interessadas em verificar seus níveis de saúde, mas também ávidas por aprender mais sobre como cuidar melhor de si mesmas”, disse.

Também no local foram disponibilizadas doses da vacina contra a Influenza, e muitos aproveitaram a oportunidade para se imunizar. “Distribuímos flyers informativos e promovemos conversas esclarecedoras, compartilhando informações de maneira alegre e dinâmica. Foi uma verdadeira festa da saúde, com a população interagindo ativamente, tirando dúvidas e recebendo orientações valiosas. Uma das partes mais impactantes do evento foi a sala dedicada a vídeos sobre vacinação”, relata.

“A imunização não é apenas uma questão de proteção individual, mas de responsabilidade coletiva”

A jovem Millena pontua que o mais gratificante nessa ação foi a oportunidade de reforçar a importância da vacinação diante situações em que muitas pessoas, ainda desinformadas, negam o imunizante e sua eficácia, mesmo diante de inúmeras campanhas do poder público em todos os níveis.

“Gostaria de destacar a importância da vacinação, especialmente em um momento em que ainda ouvimos tantas pessoas desacreditando na imunização. As vacinas são uma das maiores conquistas da medicina moderna, responsáveis por erradicar e controlar diversas doenças que, no passado, causaram milhões de mortes. A imunização não é apenas uma questão de proteção individual, mas de responsabilidade coletiva. Quando uma grande parte da população está vacinada, criamos uma barreira de proteção que impede a disseminação de doenças, protegendo também aqueles que, por motivos de saúde, não podem ser vacinados. Infelizmente ainda existem muita desinformação e mitos sobre as vacinas. Alguns acreditam que as vacinas podem causar mais mal do que bem, ou que as doenças que elas previnem não são tão perigosas. Nosso evento foi uma excelente oportunidade para desmistificar essas crenças e reforçar a confiança na ciência e na medicina. Ver pessoas se informando, conversando e tomando decisões conscientes sobre sua saúde foi extremamente recompensador”, comemora.