A partir de agora, os contribuintes têm uma nova opção para facilitar o pagamento dos tributos municipais em Itaúna: o cartão de crédito. A Secretaria Municipal de Finanças está oferecendo esta possibilidade visando agilidade e praticidade no relacionamento entre a administração pública e os cidadãos.
Através de uma parceria com a empresa AprovaPay, o serviço de pagamento de tributos foi credenciado. O contribuinte poderá parcelar dívidas em até 12 meses. Esta medida abrange diversos tributos, como IPTU, ISS, ITBI, taxas de licenças, multas de trânsito, dívidas ativas e receitas diversas. Com o pagamento efetuado, o contribuinte receberá imediatamente a certidão negativa da dívida, comprovando sua regularidade.
O secretário municipal de Finanças, Valter Gonçalves do Amaral, destaca que as opções de pagamento à vista e de cota única permanecem disponíveis e inalteradas. “A iniciativa tem o objetivo de tornar a vida do cidadão mais fácil e modernizar a administração pública municipal”, salienta.
Como irá funcionar
“A nossa solução é 100% on-line e o contribuinte que optar por parcelar tributos com cartão de crédito poderá quitar os débitos com a Prefeitura sem sair de casa. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
Acessar a URL da Aprova Pay exclusiva do municipio de Itaúna: https://pay.aprova.com.br/?hash=eyJjaXR5X2NvZGUiOiJpdGF1bmFtZyJ9, incluir a linha digitável no campo de código de barras, selecionar a quantidade de parcelas, preencher informações solicitadas e dados do cartão para efetuar o pagamento. Caso a transação seja autorizada, em poucos segundos o contribuinte terá acesso ao comprovante de autorização e já está com seu tributo quitado”, esclareceu.
Terminal de autoatendimento
O secretário Valter revelou que a Prefeitura irá disponibilizar a partir de setembro, ainda sem local definido, um terminal de autoatendimento que permitirá aos contribuintes efetuarem os pagamentos com cartão de forma presencial. Ele afirma ainda que toda a população, em especial aqueles que desejam ter mais conveniência no processo de pagamentos, serão beneficiados. “Há também um grande apelo para tributos que têm um ticket médio alto, como o ITBI por exemplo, podendo ser uma ferramenta para apoiar o contribuinte a ter uma diluição deste custo a vista e ao mesmo tempo estar em dia com as obrigações junto ao município”.
De acordo com Valter Gonçalves, para pagamentos com valores altos também o uso do cartão de crédito é uma boa alternativa, pois ao invés de o contribuinte liquidar à vista pode diluir essa despesa em até 12 vezes, ficar em dia com as cobranças públicas, e ter um controle financeiro melhor.
Os impactos para o contribuinte
“É importante modernizar o sistema de arrecadação para que o contribuinte consiga cumprir suas obrigações fiscais sem impactar o orçamento doméstico, enquanto o Município reduz o índice de inadimplência. A opção permite que o contribuinte tenha mais flexibilidade financeira para cumprir seus compromissos com o Município, além de poder fazer isso de forma online e segura. Com a nova solução, o cidadão pode fazer o pagamento de qualquer lugar, sem precisar ir à prefeitura, usando o celular ou computador, o que garante mais comodidade e agilidade ao processo”, salientou.
Por fim, o secretário afirmou que em caso de dúvidas a equipe da Secretaria Municipal de Finanças está à disposição para prestar esclarecimentos e auxiliar os contribuintes.