Em Itaúna, a Polícia Civil concluiu o inquérito instaurado para apurar a morte de um homem, de 30 anos, ocorrida na noite do dia 26 de novembro de 2024, no bairro Garcias. Um adolescente de 15 anos, sobrinho da vítima, foi apontado como responsável pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio. O inquérito policial foi encaminhado à Vara da Infância e Juventude com pedido de internação provisória do adolescente, cuja decisão foi pela aplicação das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente aos menores infratores caberá ao Poder Judiciário. As investigações, coordenadas pela Delegacia de Polícia em Itaúna, integram as ações de repressão a crimes de homicídio ocorridos em novembro do último ano.
Ato infracional
Conforme apurado, na noite do dia, 26 de novembro, por volta das 23h40, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio no Beco Euclides Lobo, bairro Garcias, em Itaúna. A PC apurou que no dia dos fatos, o sobrinho teria entrado no imóvel do tio portando uma arma de fogo de fabricação artesanal. Em seguida, o adolescente foi até o quarto onde a vítima estava dormindo e efetuou um único disparo contra o tio, fugindo em seguida. O homem foi encontrado em seu quarto já sem vida, com uma lesão no peito.
Investigação
Durante as apurações policiais, o adolescente foi ouvido na delegacia e confessou a autoria do ato infracional. Ele contou que vinha sofrendo ameaças da vítima, motivo pelo qual decidiu matá-la, a fim de se proteger. Por meio de levantamentos, a equipe da PCMG identificou ainda que o adolescente, na madrugada do dia 31 de 2024, ele teria se envolvido em outro ato infracional, dessa vez em uma ação de roubo. A vítima, um policial militar, teria sido alvo do adolescente e de outros cinco indivíduos. Por esse motivo, o menor de idade foi apreendido em flagrante e já se encontra internado no centro socioeducativo.