A concessão de terreno para a construção da nova sede da 34ª subseção da OAB de Itaúna, através da Prefeitura, vai ampliar as possibilidades de atuação da entidade no município.
Segundo o presidente da OAB de Minas Gerais, Sérgio Leonardo, em entrevista ao Jornal S’PASSO na edição passada, há uma expectativa de que o projeto de lei, encaminhado ao Legislativo, seja aprovado por todos os vereadores. Para ele, não somente a OAB, mas toda a cidade tende a ganhar com construção da sede, uma vez que a entidade estará instalada em condições melhores de visibilidade institucional e de melhor atendimento à população e à classe.
Já foi dado o primeiro passo para a construção da nova sede
O presidente da OAB de Itaúna, Irineu Carvalho de Macedo Júnior, revelou que a iniciativa partiu de uma idealização conjunta da concessão de um terreno para uma nova, mais ampla e moderna sede, mais próxima dos novos prédios do Fórum e da Prefeitura, que contou, além da diretoria da OAB de Itaúna, com a participação da Conselheira Estadual da OAB/MG, Dra. Suzana Brêtas, do Procurador Geral do Município, Dr. Guilherme Soares e do tesoureiro da OAB/MG, Dr. Fabrício Almeida. “Nossa gestão, ao lado da Dra. Suzana, buscou junto ao Poder Executivo Municipal, a possibilidade de oferta de um terreno que atendesse à demanda institucional, sendo prontamente atendida pelo prefeito Neider Moreira, que nos atendeu com a mais absoluta diligência. Em reunião no gabinete, ocasião em que o presidente da OAB/MG, Dr. Sérgio Leonardo, esteve presente, houve a sinalização da vontade e a disponibilidade material de se levar o projeto à frente, ao que foi então elaborada a proposta que será submetida à aprovação da Câmara. Há muito ainda o que ser feito, mas o primeiro passo já foi dado, para que a OAB de Itaúna tenha, em breve, uma sede nova, que irá, sem dúvida nenhuma, beneficiar de forma significativa as advogadas e advogados itaunenses, podendo atender às mais caras demandas da classe, de forma mais eficiente e com o devido e merecido conforto. Fica nosso mais profundo agradecimento à administração municipal, em especial ao Prefeito e ao Procurador Geral do Município, pela inciativa e valorosa contribuição”, manifestou.
Importante conquista
O ex-presidente da entidade local, Núbio Mendes Parreiras ressaltou que a concessão do terreno do município para a construção da nova sede da Subseção da OAB de Itaúna não é uma conquista apenas para a classe, mas para toda a população itaunense. “A advocacia é um importante e indispensável pilar para a almejada Justiça. Cumprimento a administração da Prefeitura e as da OAB Estadual e itaunense, bem como a classe de advogados e toda a população por essa importante conquista”, disse.
Uma revolução nos serviços da OAB
Tânia Regina de Faria Batista, vice-presidente da OAB de Itaúna afirma que com a nova sede, a OAB busca a centralização dos serviços e estruturas da 34ª subseção de Itaúna, mostrando, assim, que advocacia e suas estruturas são uma só. “Com a construção de novas sedes do Fórum, Ministério Público e Prefeitura, a OAB também manifestou interesse de ter uma sede junto à área administrativa. Os advogados poderão utilizar neste prédio modernos escritórios compartilhados, centros de compartilhamento de acesso para sustentações orais, audiências virtuais e outras necessidades. Além disso, será uma verdadeira revolução dos serviços que a OAB oferece para a advocacia. É a promoção da defesa do Estado Democrático de Direito, a defesa da cidadania e a representação da sociedade itaunense.