Agora é proibido soltar foguete, rojões e bombas na cidade

Proposição foi aprovada por unanimidade na reunião da Câmara essa semana. Familiares de autistas, presentes, comemoraram

0
2878

Foi aprovado por unanimidade na reunião da Câmara Municipal na tarde de terça-feira (11) o projeto de lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício com efeitos sonoros na cidade de Itaúna. De autoria da vereadora Edênia Alcântara (PDT), a proposição foi apoiada pelo grupo AFA – Apoio à Família Autista de Itaúna e muitos dos seus membros estavam presentes na Câmara no momento da votação. Após a votação os integrantes do AFA aplaudiram os vereadores.

A vereadora Carol Faria (Avante) disse que queria assinar com a colega Edênia o projeto de lei, pois foi a primeira proposição apresentada no seu mandato – rejeitada em plenário e combatida por inúmeras pessoas no município na época. Vereadores que votaram contra a proposição no ano passado mudaram o voto, principalmente em razão da campanha dos familiares de autistas, que coletaram assinaturas em favor da matéria. O projeto de lei é uma forma de proteger pessoas com Transtorno do Espectro Autista, além de animais e idosos acamados, que mais sofrem com os barulhos dos fogos em eventos comemorativos de natureza diversa.

Programa de Atenção Integral ao Autismo

Na mesma reunião do legislativo, na tarde de terça-feira (11), foi aprovado o projeto de lei que institui o “Programa de Atenção Integral ao Autismo”, com o objetivo de atender às pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. A proposição é de autoria do vereador Alexandre Campos (União Brasil) e também foi aprovada por unanimidade.