O bloco caricato Pau de Gaiola parece que vai mesmo continuar frequentando, com seus foliões irreverentes, o reduto da Praça Francisco Marques, a conhecida Praça da Lagoinha a despeito de a Secretaria de Cultura e Turismo querer transplantá-lo para a avenida Boulevard, onde uma mega estrutura está sendo erguida para que todos os outros blocos possam desfilar.
No circuito Boulevard, além da segurança ostensiva, haverá Praça de alimentação e mais conforto para os foliões, garante a organização, a exemplo do que aconteceu na primeira edição do Festival de Inverno. A reportagem do Jornal S’PASSO ouviu várias pessoas sobre a possibilidade da mudança e parece que um grupo de foliões não vai arredar o pé da Lagoinha, caso a Prefeitura insista na mudança.
Mega Estrutura
A decisão de migrar o local de concentração do bloco faz parte de um projeto maior da Secretaria de Cultura a criação do “Sambódromo” no Boulevard, com o argumento de que a praça pequena no centro da cidade não oferece segurança para os integrantes, sejam veteranos ou calouros, do Pau de Gaiola. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiro e, até a Defesa Civil são algumas instituições envolvidas no planejamento do Carnaval que concordam com o plano de mudança.
Em entrevista ao Jornal S’PASSO, o major Alexsandro César de Souza, comandante da Cia. Independente da Polícia Militar, afirmou em se confirmando a permanência da agremiação carnavalesca na Praça da Lagoinha, a PM pretende atuar de forma preventiva, ostensiva e sempre disponível para atender toda a comunidade envolvida no evento.
A respeito da praça ter ou não estrutura e capacidade para comportar a festa, o major respondeu que tal questionamento não é de competência da PMMG. “Todavia, verifica-se que ao longo dos anos o evento tomou uma amplitude maior, mudando seu formato tradicional, com grande adesão de visitantes, o que impacta na segurança de foliões e moradores. Ademais causa reflexos no trânsito local, fechando vias importantes no dia do evento”, pontua.
Sobre a atuação da Polícia Militar junto à Prefeitura para tentar demover a ideia da continuidade do Pau de Gaiola na Lagoinha, o comandante ponderou que não existe ainda uma definição oficial sobre a realização do carnaval de Itaúna. “Apesar de assessorar, com base nos aspectos de segurança, a Polícia Militar ainda não foi comunicada oficialmente sobre o evento naquele lugar, o qual será avaliado pelo setor responsável da Prefeitura e pelos organizadores”, afirmou.