Alerta laranja: INMET confirma tempestade em Minas Gerais

Nível da barragem do Benfica está consideravelmente baixo, com relação ao início do ano passado. Mesmo com as fortes chuvas, os ribeirinhos do Rio São João podem respirar aliviados

0
1277
foto Marcia Moreira

Em nova previsão, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que há risco de tempestade em diversos municípios de Minas Gerais. O alerta de “perigo”, classificado com grau alaranjado de severidade, teve início às 9h40 desta terça (03) e se estende até domingo, 08 de janeiro.

De acordo com o Inmet, há possibilidade de volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O instituto também alerta para o risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, quedas de árvores nas áreas afetadas e eventuais alagamentos.

Em linhas gerais, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores no caso de rajadas de vento. Até porque haverá risco de queda de galhos e descargas elétricas, o que pode ocasionar em acidentes.

Também vale a pena desligar equipamentos elétricos das tomadas quando a tempestade tiver início. Outra recomendação é de desligar o quadro geral de energia. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. O Corpo do Bombeiros, por sua vez, atende pelo telefone 193.

Tudo sob controle

No início de 2022, os moradores do bairro Sion, Universitário e São Judas Tadeu foram os mais afetados com a cheia do Rio São João. Diversas casas que fazem limite com o rio foram invadidas e os moradores foram obrigados a sair das residências após recomendação da Defesa Civil Municipal.

De acordo com os moradores, as enchentes na região ocorreram em decorrência da abertura das comportas da Barragem do Benfica, que foi realizada simultaneamente às tempestades, pois o reservatório se encontrava em seu limite máximo.

A reportagem visitou a Barragem do Benfica neste final de semana e confirmou que seu nível de reservação está mínimo, e em diversas partes onde tinha água no início de 2022, está seco, como próximo ao Iate Clube e ao Condomínio Lago do Sol. O estado do reservatório indica que foram realizadas aberturas controladas das comportas ainda no final do ano passado, antes que as chuvas se intensifiquem. A situação indica que os moradores ribeirinhos ao rio São João, podem respirar aliviados, já que o reservatório se encontra visivelmente vazio e a prefeitura realizou o desassoreamento do rio ainda no mês de outubro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 − sete =