Após obras de desassoreamento do Ribeirão Joanica, moradores reclamam da poeira na Av. Dr. Walter Mendes

0
354

Basta passar um caminhão ou alguns veículos pela Avenida Dr. Walter Mendes, no bairro Vila Tavares, para levantar a poeira, o que tem incomodado os moradores das proximidades. O local é cortado pelo Ribeirão Joanica, que recentemente recebeu intervenções da Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Infraestrutura, com o objetivo de desassorear o trecho do ribeirão que atravessa o bairro. Em épocas de chuvas, o ribeirão costuma transbordar, representando risco de inundação para as residências próximas.

A reclamação foi apresentada ao Jornal Spasso por uma de nossas seguidoras, que afirma que o problema começou há cerca de 3 meses. Segundo ela, as máquinas que realizam a limpeza do leito, param por alguns dias e depois recomeçam o trabalho. Essa interrupção tem causado incômodo aos moradores, que convivem com o problema sem uma perspectiva de término, já que o problema se arrasta há alguns meses.

A denunciante relata que já apresentou várias reclamações à prefeitura e aos vereadores, mas, segundo ela, “ninguém faz nada”. Ela relata que há casos de idosos e crianças nas imediações que estão enfrentando problemas respiratórios devido à quantidade de poeira.

De acordo com o Secretário da pasta, Rosse Andrade, que concedeu uma entrevista ao Jornal Spasso, as obras ainda estão em andamento. Agora será dada início à construção dos gabiões, que são estruturas de contenção, em uma parte do rio, além da construção de passeios em toda a extensão. O desassoreamento dentro do canal do Ribeirão Joanica já foi finalizado, bem como a substituição da iluminação da Avenida Dr. Walter Mendes Nogueira por luminárias de LED.

Resta apenas o asfaltamento de toda a avenida, cuja data e orçamentos ainda estão por ser definidos. O secretário esclareceu ainda que, sempre que possível, são utilizados caminhões-pipa para minimizar a poeira, que, independentemente das obras, é constante, mesmo em locais com calçamento ou asfalto, devido às características do período, que apresenta baixa incidência de chuvas. Ele pede a compreensão da população local.