Arraial das Creches 2024 trará 9 creches no tradicional evento de junho

0
397
Arraial da Creches, Itaúna - Arquivo

Nos dias 7 e 8 de junho Itaúna recebe mais uma vez o tradicional evento junino, Arraial das Creches 2024. O evento acontecerá na Praça Dr. Augusto Gonçalves em mais uma realização da Prefeitura de Itaúna através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo. Para garantir a animação estão previstas atrações, além de comidas típicas, como tortas e doces, caldo de galinha, pão com pernil, churrasquinho, espaguete, cachorro-quente, canjica, refrigerante, água e suco que serão vendidas pelas instituições envolvidas.

Abrindo o evento, na sexta-feira, às 17h, show da banda Manacá da Serra às 20h, encerrando às 22h. No sábado, o público poderá aproveitar o evento a partir das 8h, finalizando com o show “Forró arrumado com Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim” de 20h às 22h. Nos dois dias haverá apresentação das crianças, venda de comidas típicas, brinquedos e muita diversão para toda a família. A estrutura do Arraial das Creches 2024 conta com banheiros, ambulância, segurança e o apoio da Polícia Militar.

Nove creches participam do evento (Casa Betânia, Creche Pequeno Polegar, Creche Branca de Neve, Creche Maria Madalena Fonseca Penitente, Centro Municipal de Educação Infantil Lúcia Lima , Centro Municipal de Educação Infantil Yvette Gonçalves Nogueira, Núcleo de Educação Infantil Custódio Emídio da Cruz, Creche Recanto Feliz e Núcleo de Educação Infantil Santo Agostinho).

Festa construída coletivamente

O secretário municipal de Educação, Weslei Lopes falou ao Jornal S’PASSO sobre o funcionamento deste evento tradicional no calendário de junho. É uma festa construída coletivamente, com apoio da Prefeitura, que monta toda a estrutura de barracas, decoração e palco, contrata os shows e os brinquedos infláveis. As creches da Prefeitura e as conveniadas, organizam a  venda dos alimentos e as apresentações que são feitas pelas crianças, acompanhadas pelos professores, cuidadores e diretores.

Cada creche se organiza pela venda de um produto, decidido antecipadamente, e, ao final, é feita a distribuição desse lucro, depois de apurados os gastos. Muitas vezes uma barraca tem uma despesa maior que outra. Entretanto, explica o secretário, as instituições contam com o apoio da comunidade com doações para organizarem sua participação na venda dos alimentos.

“É uma festa muito bonita, realizada na sexta e no sábado; e a gente espera toda a comunidade itaunense para prestigiar as instituições que cuidam de nossas crianças”, enfatizou.