Nove creches, cinco do município e quatro conveniadas estão organizando junto com a Secretaria de Educação o Arraial das Creches, que será realizado nos dias 16 e 17 de junho, na Praça da Matriz. Em sua 9ª edição, além de divulgar o trabalho realizado pelas creches de Itaúna, o evento leva cultura e entretenimento para a população. As tradicionais barracas com a comercialização de comidas, doces e bebidas típicos dessa época do ano terão renda revertida para as instituições e toda a estrutura do evento ficará a cargo da Prefeitura. Haverá ainda apresentações dos trabalhos das crianças, principalmente dança e exposição de material artístico.
O secretário municipal de Educação, professor Weslei Lopes, destaca que é grande a expectativa de todos os envolvidos com a realização do evento, que contará com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo e de Infraestrutura e Serviços.
“Certamente será uma festa linda e que atenderá, para além da comunidade escolar das creches, muitas outras famílias. As expectativas são as melhores e a organização das atividades segue a todo vapor. As festividades acontecerão na sexta-feira, dia 16 de junho, entre as 17 e 22h, com show musical à noite. No sábado, dia 17, acontecerão das 8 às 23h, com mais dois shows à noite. Haverá diversas barraquinhas, além de decoração especial”, disse.
Arrecadação para melhoria das atividades despesas com pessoal
Em 2022, com a retomada dos eventos após dois anos de pandemia da Covid-19, o Arraial das Creches arrecadou R$ 127.800,00; este valor foi dividido entre as nove creches em partes iguais, que resultou em R$ 14.200,00 para cada. As instituições participantes utilizaram o dinheiro arrecadado em suas atividades, definidas pela instituição.
“Cada uma investiu o recurso naquilo que considerava mais adequado. Algumas investiram no trabalho com as crianças, com a aquisição de brinquedos, materiais pedagógicos, pequenas implementações nas creches e promoção de ações envolvendo a comunidade escolar”, declarou o secretário Weslei Lopes.
A professora Rosângela Viana, da Creche Casa Betânia, explicou ao Jornal S’PASSO que esse tipo de evento tem sido um grande incentivo para as instituições, mas que falar de valores é muito difícil, uma vez que cada uma tem as despesas próprias de sua barraca e as doações recebidas não contemplam todos os gastos. Sobre o que arrecadam, ela afirma que cada creche aplica em melhorias para as crianças. “No caso das creches conveniadas, usamos o lucro, juntando com de outros eventos, para pagarmos o décimo terceiro salário dos funcionários”, informou.