As doenças trazidas pelas enchentes

Vigilância Sanitária e Setor de Zoonoses ressaltam os problemas do período posterior às chuvas e os cuidados com água, alimentos e residências

0
1387

Além dos prejuízos materiais e de mortes de pessoas e animais por causa das chuvas, as doenças que vêm com as inundações são grandes problemas a serem enfrentados depois que as águas abaixam. Segundo Ana Caroline Ferreira Alves, Jordana de Oliveira Vieira e Naiene Menezes, do setor de zoonoses da Vigilância Sanitária, a dengue, chikungunya e zika aparecem com o aumento das chuvas e, consequentemente, com as inundações, quando aumentam as oportunidades para que as fêmeas do Aedes aegypti coloquem seus ovos. Em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses nas casas poderão dar origem a novos mosquitos.

Elas destacam que a ação da população é fundamental para interromper o ciclo de desenvolvimento dos mosquitos, eliminando copos, garrafas plásticas, bombonas, vasos, pratinhos de plantas, pneus, entre outros recipientes que podem acumular água e servir de criadouros.

Infecções transmitidas pela água contaminada


         O contato com a água imprópria, tanto pela pele quanto pela sua ingestão, pode ser um grande perigo para a saúde, uma vez que a pessoa pode desenvolver quadros de Leptospirose, que são infecções da água contaminada.
Conhecida também como doença do rato, a leptospirose é transmitida para o ser humano por meio da urina de roedores. É contraída pela ingestão ou contato direto da água contaminada com o corpo do paciente, onde a bactéria penetra a pele molhada e se instala no organismo.
Seus principais sintomas são fortes dores no corpo e na panturrilha, vômito, indisposição e febre alta. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar sangramentos, olhos amarelados e diminuição na quantidade de urina.

A Hepatite Aé uma doença viral que provoca a inflamação do fígado. Sua transmissão ocorre pela ingestão da água imprópria e os principais sintomas dessa condição são a fadiga, perda de apetite, náuseas, vômito e desconforto abdominal.

Doença bacteriana, a Febre Tifoide é considerada como rara, capaz de causar úlceras no aparelho digestivo. Sua transmissão parte por meio oral-fecal pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Os sintomas mais aparentes nesse quadro são a constipação, dores de cabeça, aumento do volume do braço e febre.

A Diarreia Infecciosa se manifesta também no contato com a água contaminada, quando o paciente fica exposto a uma grande variedade de microorganismos, que podem causar a alteração intestinal. Os sintomas são infecções, que causam náuseas, vômitos, dor abdominal, perda de apetite, febre, mal estar geral, urgência para evacuar, aumento da frequência das evacuações, entre outras. As complicações dessa doença são a desidratação, presença de sangue nas fezes e dor abdominal.

Cuidados com água e os alimentos

A Vigilância Sanitária orienta os itaunenses para os cuidados gerais após período chuvoso e de enchentes. A água e os alimentos consumidos, bem como a higiene pessoal e do ambiente, devem ser bem observados neste período chuvoso, sobretudo em casos de enchentes e alagamentos. Os cuidados precisam ser maiores para quem utiliza água de reservatórios e poços artesianos. Filtrar e ferver a água evita doenças diarreicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 + dezenove =