Associação Comunitária de Santanense e João Paulo II reivindica construção de UPA

Entidade encaminhou solicitação à deputada Lohanna França pedindo apoio para criação da Unidade de Saúde

0
644

A Associação Comunitária de Santanense e João Paulo II encaminhou à deputada estadual eleita Lohanna França (PV) solicitação de novo credenciamento junto ao Ministério da Saúde de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h para Itaúna. A proposição tem como objetivo desafogar a alta demanda do Pronto Socorro do Hospital Manoel Goncalves.

O presidente da Associação, jornalista Luiz Henrique Machado, que assina a solicitação, disse que em conversa com o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, tomou conhecimento de que existe interesse do município em unir forças em torno desta iniciativa. E que a construção de uma UPA poderia solucionar em parte os problemas vivenciados pelo Hospital Manoel Goncalves, por questões financeiras, devido à defasagem da tabela do SUS.

Itaúna já teve a oportunidade de um credenciamento deste serviço, quando a proposição foi anunciada e teve os primeiros encaminhamentos em 2009, na gestão do ex-prefeito Eugênio Pinto. O mesmo chegou a ser ampliado com a classificação do serviço de “Porte I” para “Porte II” durante o governo Osmando Pereira, prevendo onze leitos e capacidade para atender 250 pacientes/dia. Porém, o projeto da UPA 24h não prosseguiu e foi esquecido pelo ex-prefeito antes mesmo do Ministério de Saúde redefinir as diretrizes do modelo assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), em janeiro de 2017. E como não foi feito o cadastro a tempo, Itaúna perdeu a oportunidade de ter uma UPA de Porte II.

UPA depende de novo credenciamento

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Meira, não existe possibilidade de reverter a habilitação da unidade, hoje dividida no Brasil em três perfis: UPA 24h, UPA 24h Nova e UPA 24h ampliada, conforme a complexidade de atendimento, suspensa durante o governo anterior. Uma nova implantação do serviço em Itaúna fez parte do plano de governo do prefeito Neider Moreira (PSD) para sua reeleição em 2020. Para dar continuidade ao projeto da UPA será necessário solicitar e buscar um novo processo de credenciamento e habilitação junto ao Governo Federal. Além da reivindicação de recursos para a implantação do serviço, é necessária uma força tarefa política de vários segmentos. Esta é a proposta da Associação Comunitária dos bairros Santanense e João Paulo II junto à deputada Lohanna França, que toma posse em 2023 na Assembleia Legislativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 + 1 =