Um dia, já faz muito tempo, o então prefeito Francisco Ramalho oportunizou a organização das comunidades de bairros, através dos conselhos e associações comunitários. E o prefeito dizia, entusiasmado, que a participação popular se efetiva plena e satisfatoriamente, “com a organização da sociedade civil”.
Estamos agora, em meados do ano de 2021, assistindo novamente à organização da sociedade civil quando a Secretaria de Desenvolvimento Social inicia o retorno dos preparativos para as eleições de diretorias de conselhos comunitários, devido ao vencimento de mandatos ou vacância de cargos.
As eleições para as associações foram suspensas em maio do ano passado, devido à pandemia de Covid-19, mas o responsável pelo setor de atendimento às entidades de bairros, Dalmo de Assis, destaca que por causa da nova classificação do município, na Onda Amarela do programa ‘Minas Consciente”, estão sendo retomadas as ações nas associações comunitárias. Ele esclarece que os interessados em compor alguma das associações, com vagas em aberto, deverão comparecer à sede da Secretaria, na Avenida Boulevard, nº 153 – Boulevard Lago Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, para retirar o requerimento de registro de chapa e edital de convocação.
O município possui 24 Associações Comunitárias Urbanas e 10 da zona rural. Dezoito delas possuem sede própria. Já estão agendadas para o mês de julho eleições nos conselhos comunitários dos bairros Morro Sol e Pio XII, Vila Nazaré, Jadir Marinho, Morada Nova, Santa Edwiges, Vila Tavares, Vila Vilaça, Antunes e Eldorado, Cidade Nova, Santanense e João Paulo II.