Atleta itaunense Linabel Iramaia está em Portugal para mais uma competição

Competidora é a única brasileira na disputa em solo português

0
132

A atleta itaunense Linabel Iramaia está prestes a conquistar mais uma vitória nas competições internacionais. Ela irá participar da Grande Final do VK OPEN CHAMPIONSHIP 2024 da Internacional Skyrunning Federation-ISF, em Portugal. A Grande Final do VK OPEN Championships será realizada neste domingo (13), pela primeira vez na ilha da Madeira.

A itaunense será a única representante do Brasil no KV Fanal e já se encontra em solo português em concentração máxima.

A quarta edição do campeonato conta com nove corridas em oito países, em dois continentes. De fevereiro a outubro, as corridas se estendem do Brasil para Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bulgária, Áustria e Colômbia.

Os títulos e troféus de campeão mundial serão concedidos com base em no máximo três corridas – duas, mais a Grande Final, onde pontos dobrados são atribuídos.

O Km Vertical do Fanal receberá corredores de todo o mundo, de lugares tão distantes quanto Austrália e EUA. 155 atletas de 12 países competirão na Grande Final, incluindo também Andorra, Bélgica, Brasil, França, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e Reino Unido.

O líder do ranking, Louis Dumas, da França, é o forte favorito. Os nomes mais bem classificados que buscam a pontuação dupla incluem: Louis Dumas (FRA), Matteo Lora (ITA), Iain Best (AUS), Arnau Soldevila (AND), Ian Conroy (IRL ), Corinna Ghirardi (ITA), Silvia Lara (ESP), Charlotte Cotton (BEL), Linabel Iramaia (BRA), Sara Rodrigues (POR).

O líder do ranking masculino do VK OPEN, Louis Dumas da França, foi medalhista de prata na disciplina VERTICAL no Campeonato Europeu de Skyrunning de 2023 e nono no recente Campeonato Mundial. “Desde o Campeonato Mundial, a Grande Final do VK OPEN tem sido meu principal objetivo. Vou continuar treinando nestes últimos dias e dar tudo de mim no próximo domingo”.

“Não esperava liderar o ranking provisório, mas vou aproveitar esta oportunidade para provar a mim mesmo que posso merecer! Aconteça o que acontecer, é a minha primeira vez na Madeira, por isso vou aproveitar o local, as pessoas e a atmosfera e não tenho dúvidas de que a corrida será bonita e bem organizada”, enfatizou.

A líder feminina é a italiana Corinna Ghirardi, que levou uma medalha de bronze na categoria Combinada no Campeonato Mundial. “A temporada de corridas tem sido muito longa e, portanto, algum cansaço é inevitável, tornando tudo mais difícil… Apesar disso, vou cerrar os dentes e dar tudo de mim para manter a liderança e vencer o circuito!”.

Sílvia Lara da Espanha, classificada em segundo lugar, ficou em sexto lugar no Campeonato Mundial VERTICAL. “Estou realmente ansiosa para viajar para a Madeira e conhecer a ilha, e estou ainda mais ansiosa para lutar o mais duro que puder na final do VK OPEN mais uma vez. Espero chegar em boa forma e manter a forma que tive no Campeonato Mundial na Espanha”.

Inspirado no clássico conceito de skyrunning ‘sea to sky’, o percurso Km Vertical do Fanal tem apenas quatro quilômetros de extensão com 1.000 m de subida vertical começando na vila da Ribeira Funda e terminando na Lagoa do Fanal a 1.078 m de altitude.

Situada no noroeste da ilha com vista para o Oceano Atlântico, a área ostenta vistas espetaculares de falésias e enseadas, praias de areia preta, piscinas de lava e florestas em um parque natural, um patrimônio mundial da UNESCO conhecido por sua extraordinária biodiversidade.

Linabel Araújo é a quarta no ranking para a Grande Final

A mineira de Itaúna será a única representante do Brasil no KV Fanal e já se encontra em solo português em concentração máxima para o domingo 13 de outubro. Linabel Araújo participou do recente Campeonato Mundial na Espanha, disputando o título combinado no VK e SKY. Ela estreou no Mundial da Espanha, mas também já participou por 3 anos consecutivos do VK OPEN Championships da ISF.

Em 2022 ela figurou na terceira colocação do ranking mundial VK OPEN, uma história inspiradora como a de muitos jovens que passaram pela seleção, e que continuam crescendo e ganhando o cenário nacional e global.

“Tenho competido no VK OPEN desde 2022, e só posso dizer que a competição a cada ano sobe mais o sarrafo e com isso os atletas a cada ano adquirem grandes experiências. Em dois anos consecutivos a nossa batalha final foi na Itália, em Limone Sul Garda, este ano vamos buscar fôlego na Ilha da Madeira em Portugal, um lugar maravilhoso que há tempos eu tinha vontade de ir e competir. Madeira tem um berço grande de provas Sky, estou bem empolgada para conhecer e também quero meter marcha forte e acelerar na subida final, nessa batalha entre gigantes, trazer um excelente resultado para casa será muito satisfatório. Espero poder contar com a torcida da galera e agradeço a quem está me apoiando nestes trabalhos. Vamos para mais!”,  pontuou Linabel.