Os pacientes do dentista Sílvio Henrique nem imaginam que ele é atleta e ultramaratonista. No último domingo, ele ficou em primeiro lugar na categoria de 170 Km da ultramaratona de Passa Quatro, no sul de Minas.
O trajeto envolveu as cidades de Virgínia, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Aiuruoca e Alagoa. Ao todo, Sílvio correu mais de 26 horas ininterruptas e, apenas para subir o Pico do Papagaio, com elevação de 2.034m, gastou oito horas, começando às 21h e terminando às 04h10.
A competição é marcada por poucas retas, muitos morros e montanhas, além de pontos de apoio a cada 40 Km, onde os competidores podem parar para recarregar as energias, se hidratar e comer.
Em entrevista ao Jornal S’Passo, o ultramaratonista contou que começou a correr há 12 anos para perder peso, mas hoje a corrida se transformou em uma paixão. Há seis anos, começou a competir, inicialmente nas ultramaratonas de 40 Km.
As provas exigem um preparo físico rigoroso e muito treino: “acordo todo dia às 3h50 da manhã, às 4h20 estou na Prainha correndo. Minha média semanal é 18 km, e no fim de semana costumo treinar até 60 km. À noite, pratico natação”.
Sílvio diz que todo o esforço é para vencer um desafio pessoal. “Meu objetivo são as provas do ano que vem. Quero ser campeão da ultramaratona da Estrada Real, que sai de Tiradentes e vai até Passa Quatro, em um trajeto de mais de 300 km”, diz.