Atlético e América decidem o Campeonato Mineiro

Atlético se classifica para mais uma final; América supera Cruzeiro nos pênaltis.

0
3206
Foto: Mourão Panda / América

O Atlético repetiu o placar da ida e venceu novamente a Tombense por 2×0, em jogo realizado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Rony e Róger Carvalho (contra) marcaram os gols que deram números à partida. O confronto foi marcado pelo domínio atleticano, o alvinegro tomou conta da partida, teve mais posse, finalizações e administrou o resultado sem sofrer riscos. Com a classificação, o Galo chega à 19ª final consecutiva do campeonato mineiro e vai em busca do hexacampeonato. O ponto negativo fica para a lesão de Hulk. O craque da equipe alvinegra teve lesão constatada e pode perder as finais do campeonato estadual, além da segunda fase da Copa do Brasil. O atacante, no entanto, não possui previsão de retorno, tendo ainda a possibilidade de participar dos próximos jogos.

Uma eliminação vexatória expõe os problemas (dentro e fora de campo) do Cruzeiro. Clube que recebeu um grande aporte financeiro esse ano, a equipe celeste montou um elenco recheado de grandes nomes, mas fez um campeonato mineiro decepcionante. Além dos erros graves de planejamento, como a mudança no comando técnico após a pré-temporada (decisão que poderia ter sido antecipada para ganhar tempo de entrosamento com o novo contratado), outros problemas como a situação de Matheus Pereira, que ficou de fora do jogo decisivo, contaram muito para essa eliminação. A montagem de elenco feita pelo CEO do clube, Alexandre Mattos, preocupa para o restante da temporada. Falando do jogo, a partida terminou empatada em 1×1, após Cássio defender cobrança de pênalti de Jonathas, quase que no último lance da partida,  que foi decidida nos pênaltis. Destino que poderia ter sido evitado se jogadores de renome como Gabi e Kaio Jorge não perdessem chances tão claras de gol durante a partida, ou até mesmo se Jonathas tivesse convertido o pênalti que eliminaria a Raposa. Marlon e William, que fizeram péssima partida, cobraram mal suas penalidades e consagraram o goleiro Matheus Mendes, que fez grande jogo durante os 90 minutos.

Apesar do fiasco cruzeirense que, no papel, e apenas nessa comparação teórica, era favorito, é também importante destacar o mérito americano. O Coelho montou um time leve, apostou em jogadores jovens, sejam eles provenientes de sua categoria de base ou emprestados por outros clubes. Esses jogadores que poderiam sentir a pressão de um clássico, uma semifinal contra um rival, mostraram personalidade e cresceram, aproveitando as oscilações do adversário e mostrando futebol para se classificar durante os 90 minutos. Destaque para o goleiro Matheus Mendes, que, além de defender cobrança decisiva durante as cobranças de pênalti, fez defesa importantíssima em finalização de dentro da área de Kaio Jorge, assegurando o resultado para o alviverde.

Veja as prováveis datas da decisão do campeonato:

Jogo de ida: Atlético e América, no dia 08 de março (sábado), às 16h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Jogo de volta: América e Atlético, no dia 15 de março (sábado), às 16h30 (de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte.