Aumento do VAF e geração de empregos posiciona Itaúna em 10º lugar no Estado

Município contabiliza dados positivos mesmo depois de dois anos de pandemia e prejuízos decorrentes das chuvas

0
924

O aumento expressivo do Valor Adicionado Fiscal (VAF) 2022 e os dados recentes da geração de emprego e renda revelam que Itaúna, mesmo enfrentando uma pandemia e saindo de estragos provo­cados por temporais, tem conseguido bons resultados na economia. De acordo com informações do Caged, Cadastro Geral de Emprega­dos e Desempregados, divul­gados esta semana, Itaúna é a 2ª cidade no Centro-Oeste mineiro com maior número de criação de vagas, ficando bem posicionada também no estado e no país: 10º e 166º lugares, respectivamente. Somente em janeiro foram 243 novos postos de trabalho ofertados, sendo que os seto­res com mais contratações foram os da construção civil, da indústria e da prestação de serviços. No acumulado dos últimos 12 meses, o município soma 2.639 opor­tunidades de trabalho.

As notícias econômicas do município têm novo impulso com a divulgação dos dados do VAF 2022, que indicam que a cidade ocupa nesse ano a posição de 36ª colocação em Minas Gerais. Em 2019, Itaúna esteve em 41º lugar, em 2020, em 39º e em 2021, na 38ª posi­ção. O VAF é um indicador econômico-contábil utilizado pelo estado para calcular o índice de participação muni­cipal no repasse de receita do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mer­cadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Inte­restadual e Intermunicipal e de Comunicação.

O secretário municipal de Finanças, Valter Gonçalves do Amaral, explica que, cal­culado anualmente pelo governo do Estado, o VAF é o índice formado pelas infor­mações dos contribuintes relativas aos seus movimen­tos econômicos, que servi­rão de base para os repasses constitucionais sobre os valores das receitas de impostos recolhidos pelos estados e pela União. Cons­titui, portanto, um indicador econômico-contábil utili­zado para calcular o repasse de receita do ICMS.

Na avaliação do secretário, a sua importância é espelhar o movimento econômico municipal e, consequente­mente, o potencial que o município tem para gerar receitas públicas.

O prefeito Neider Moreira (PSD) comemorou as infor­mações da economia itau­nense referentes ao VAF e ao Caged e afirmou que “este resultado nos permite múlti­plas análises. Mesmo com momentos difíceis causados pela pandemia do coronaví­rus e a catástrofe natural com os temporais, mantivemos a economia da cidade ativa. Mais especificamente sobre o Caged, nos colocamos tam­bém na ‘contramão’ da maio­ria das cidades, que normal­mente registram queda de vagas nos primeiros meses do ano”. O chefe do executivo também destacou a situação favorável do município, que está atraindo novos e impor­tantes investimentos. “Temos certeza que estamos no rumo certo e, com avanço da vaci­nação e retorno da ‘normali­dade’, teremos números ainda melhores, muito em breve”, pontuou

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × um =