Tem causado indignação e desconforto nas pessoas que assistem às reuniões da Câmara de Itaúna a maneira como alguns vereadores estão agindo. E têm sido frequentes os comentários de leitores incomodados com as ausências de parlamentares em plenário – muitas faltas injustificadas e saídas demoradas para bate-papo noutros espaços enquanto colegas estão falando e projetos sendo analisados. As reuniões têm início com desfalque de três, quatro, ou mais vereadores, e se encerram com número considerável de ausências. Os mais assíduos e presentes em todos os expedientes, também reclamam publicamente, ora das faltas, ora das conversas paralelas, ora das escapadas antes do aviso final.
A reportagem do Jornal S’PASSO tem registrado essa situação inusitada desde que o legislativo retornou com as reuniões presenciais, há quase dois meses. Nos últimos dias os campeões de falhas são Carol Faria (Avante), Lacimar Cezário (PSD), o Três; e Nesval Júnior (PSD), líder do prefeito.
Enquanto as reuniões acontecem, com leitura de proposições, falas de vereadores e até votações, alguns vereadores estão fora, ainda que registrados como presentes: comendo, conversando, contando piadas, agarrados ao celular. A reportagem registrou recentemente que num dado momento, a sessão ficou sem ninguém no comando, já que o presidente Alexandre Campos (DEM) saíra mais cedo, o vice Silvano Gomes (PDT) faltara e a secretária se ausentara momentaneamente. O assessor de imprensa Hudson Bernardes chamou à Mesa o vereador Antônio de Faria Júnior (PL), o Da Lua, para dar prosseguimento aos trabalhos.