A Belgo Arames, empresa do setor de transformação de arames de aço, celebra 50 anos de atuação no Brasil e, como parte de sua trajetória de crescimento, a companhia tem investido na ampliação da unidade localizada em Itaúna, onde foram criados mais de 300 empregos diretos.
A unidade, considerada uma das mais relevantes para as operações da empresa no país, passou por um processo de expansão iniciado em 2018. No período, o grupo destinou R$ 107 milhões para a unidade em Itaúna, o que aumentou em 35% a capacidade de produção. A transferência gradual da produção da unidade de Vespasiano para Itaúna, começou em 2024, consolidando a planta do município como um centro estratégico na produção de arames para pneus.
“Os investimentos na região, além de fortalecer a nossa capacidade produtiva, contribui diretamente para o desenvolvimento econômico local e a valorização da mão de obra regional”, afirmou Roberto Bicalho, gerente da unidade local.
Com sede em Contagem, a Belgo Arames atua por meio de oito plantas industriais nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Ao todo, a companhia emprega mais de 3,5 mil pessoas diretamente e contribui para a geração de cerca de 1,4 mil empregos indiretos por ano.
De acordo com o CEO da empresa, Rodrigo Archer, a expansão faz parte de um plano mais amplo de fortalecimento das operações. “Ao celebrar nossos 50 anos de história, reafirmamos nosso compromisso com investimentos estratégicos em inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano. A unidade em Itaúna é uma das mais importantes do Brasil, pois produz um arame com tecnologia pioneira, reconhecido por sua qualidade, resistência e excelência, que impulsiona o setor industrial e fortalece o desenvolvimento do país”, destacou.
Investimento em IA
Além da geração de empregos, a empresa também direciona esforços para iniciativas sociais, ambientais e de inovação tecnológica. Embora não tenha anunciado a injeção de novos valores de investimentos na unidade de Itaúna, o CEO da empresa, Rodrigo Archer, adiantou ao Jornal S’Passo que o grupo pretende investir em projetos voltados à eficiência energética, redução de emissões e automação industrial. Os planos da companhia para os próximos anos envolvem o uso de tecnologias como inteligência artificial e internet das coisas, com foco na modernização das operações e na formação de talentos.