A Diocese de Divinópolis se manifestou sobre a morte do Papa Francisco, ocorrida nas primeiras horas de segunda-feira, 21, em Roma. O bispo diocesano, Dom Geovane Luís da Silva, divulgou uma nota oficial expressando pesar e refletindo sobre o impacto do pontificado de Jorge Mario Bergoglio, que liderou a Igreja Católica desde 2013 e, aos 88 anos, vinha enfrentando problemas de saúde nas últimas semanas. Nascido na Argentina, foi o primeiro Papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o papado. Em sua trajetória à frente da Igreja, destacou-se por ações voltadas à promoção da paz, justiça social e ao enfrentamento de questões ambientais e eclesiais.
Na nota divulgada pela Diocese, Dom Geovane descreveu o pontífice como alguém que deixou um “precioso legado humano e espiritual”, fundamentado no Evangelho e nos princípios do Concílio Vaticano II. O bispo enfatizou o caráter transformador do pontificado: “Seu pontificado foi um grito profético e constante pela paz mundial. Um convite à alegria do Evangelho que nos liberta de todos os preconceitos. Uma exortação fraterna e lúcida à conversão eclesial, social e ecológica”.
O bispo convocou a comunidade católica a se unir em oração e também destacou a dimensão espiritual da partida do Papa, afirmando que o líder da Igreja “perseverou no Amor e agora vive na presença deste Amor eterno que nos ama, nos espera e nos abraça”.