Depois de algumas idas e vindas e prós e contras, mais contra do que pró, o irreverente bloco Pau de Gaiola vai continuar fazendo seu carnaval na Praça Francisco Marques, ou melhor na Praça da Lagoinha, onde outrora surgiu o pioneiro dos blocos caricatos de Itaúna, o “Farrapos da Lagoinha”, que tinha como membros o Grilo da Lagoinha, o Mampu, o Miss Itaúna, a Purina e o ‘seu’ Zé, o Buzina, o Mineirinho, o Landinho, o Anésio da Estação, o Dario Barbeiro e muitos outros foliões esfarrapados com a fantasias de outros carnavais.
A proposta da Secretaria de Cultura e Turismo era tirar os foliões do Pau de Gaiola da Praça da Lagoinha e levá-los para o novo “sambódromo”, no Boulevard Lago Sul, ao lado da Prefeitura, onde irão desfilar outros blocos carnavalescos da cidade. A alegação foi de que no Boulevard, haverá mais segurança, melhor estrutura e conforto para os que irão brincar e os que irão assistir, além de um espaço apropriado para grandes eventos de entretenimento.
Os organizadores do Pau não quiseram a mudança e depois de uma enquete nas redes sociais, a maioria votou pela continuidade da tradição, no centro da cidade.
Afonso de Oliveira Silva, um dos dirigentes do Pau de Gaiola escreveu para o repórter do Jornal S’PASSO na noite de sexta-feira (13): “Agora foguetório no Bar do Edinho. Amigos do Pau de Gaiola estão comemorando… Pau de Gaiola na Lagoinha para sempre”.