Bota-Fora: 60 toneladas de lixo irregular são recolhidos por semana em Itaúna

0
2469

O Jornal S’Passo volta a dar destaque às denúncias de descarte irregular de lixo em vários pontos da cidade. Sujeira, agressão ao meio ambiente, proliferação de insetos, animais peçonhentos e doenças, como a dengue, os depósitos de lixo nas ruas, lotes vagos e às margens dos rios e de rodovias, constituem um grande problema para o município.

O maior agravante é a falta de educação e de empatia da população, como apontam os denunciantes. Jogar lixo em locais impróprios, além de crime, é a principal causa de danos ao meio ambiente.

Em alguns locais, o lixo e entulho tomam conta das ruas, apesar de o processo de limpeza ser frequente. Moradores próximos de lotes vagos, nos bairros Piedade, Tropical, Jadir Marinho, Vila Tavares, Vila Vilaça, Universitário, João Paulo II, Garcias e Piaguassu, e às margens da MG-050, denunciam descarte de resto de material de construção, móveis, pneus e até animais mortos. 

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que é responsável pela gestão de resíduos na cidade, cerca de 60 toneladas de entulho e materiais inservíveis são recolhidos por semana em toda cidade.

“Em média, podemos dizer que são em média 10 viagens por semana, com aproximadamente 60 mil quilos de entulhos diversos. Tudo isso, recolhido apenas pelo caminhão e maquinário do SAAE”, diz nota da autarquia.

Mais de 30 caminhões de materiais inservíveis são retirados do Rio São João

A Secretaria de Infraestrutura está realizando a limpeza de várias partes do Rio São João e segundo o secretário Rosse Andrade, o trabalho está sendo organizado da parte baixa do rio, seguindo até a parte mais alta, sentido centro/bairros.

Nos últimos dias foi feita a limpeza a partir do fundo Hospital Manoel Gonçalves, indo em direção ao pontilhão, no bairro Nova Vila Mozart e já foram retirados cerca de 30 caminhões de materiais inservíveis. A maioria dos detritos é composta de garrafas, embalagens plásticas, pneus e até restos de construções. 

Rosse confirmou que a infraestrutura vai fazer também a limpeza e desassoreamento do Ribeirão Joanica, na Vila Tavares. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − 3 =