O Jornal S’Passo traz novamente à tona as denúncias de descarte irregular de lixo em diversos pontos da cidade. O acúmulo de sujeira, a agressão ao meio ambiente e o risco de proliferação de insetos, animais peçonhentos e doenças, como a dengue, são consequências graves deste problema, comum em terrenos baldios, às margens do Rio São João e dos trechos das rodovias que cortam o município.
Em várias áreas, o lixo e o entulho dominam o cenário, apesar das ações frequentes de limpeza. Nesta semana, o Jornal S’Passo recebeu, pelo menos, quatro denúncias sobre depósitos irregulares de lixo, incluindo restos de material de construção, móveis, pneus e até animais mortos.
A primeira denúncia veio de uma moradora da Rua Maria do Carmo Myrrha, no bairro Aeroporto. Ela enviou um vídeo mostrando o descarte irregular de entulho e móveis no local, pedindo providências à Prefeitura.
A segunda denúncia foi de um atleta, que pratica corrida e passa por várias ruas da cidade. Ele alertou para a situação na região do Colégio Educare. Segundo o corredor, a rua que sobe ao lado do colégio, próxima à Rua Belo Horizonte, transformou-se em um verdadeiro lixão a céu aberto.
“Tenho visto muito entulho, restos de móveis, galhos e todo tipo de lixo. E a situação só tem piorado nos últimos meses. Se a população não tem educação, a prefeitura deveria colocar caçambas no local. Quem sabe assim as pessoas se conscientizem”, afirmou. O atleta relatou ainda que muitas pessoas de outras partes da cidade têm vindo até o local para descartar lixo de forma irregular, o que atrai animais peçonhentos para as residências próximas.
Outra denúncia veio de um morador do bairro Garcias, que registrou um lote da prefeitura na Rua Chico Morais. Em um vídeo enviado à reportagem, ele destacou o risco de proliferação da dengue devido ao acúmulo de utensílios que podem acumular água, além de entulho e até um colchão. “A prefeitura não faz nada. Quando alguém adoecer ou for picado por um animal peçonhento, já será tarde demais”, lamentou o morador.
Por fim, a última denúncia feita esta semana diz respeito à grande quantidade de lixo acumulado nas entradas das comunidades rurais de Vista Alegre e Retiro dos Farias. De acordo com os moradores da região, o descarte de lixo ocorre de forma desorganizada, a poucos metros da MG-050, e não há coleta regular na comunidade.
![](https://jornalspasso.com.br/wp-content/uploads/2025/02/BOTA-FORA-ITAUNA-1-1024x768.jpg)