Briga acirrada pela classificação para a Libertadores

Nas vésperas de final, Atlético sofre novo revés, Cruzeiro amarga empate em casa e América se despede.

0
322
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Gabriel Ramos

O Atlético foi derrotado pelo Juventude por 3×2, jogando no Independência. A partida ocorreu sem a presença da torcida. O estádio permaneceu com os portões fechados, devido a uma punição recebida pelo Galo em razão dos incidentes pelo jogo de volta da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Dentro de campo, vimos o Atlético escalar uma equipe totalmente reserva; o clube alvinegro poupou seus principais jogadores para a grande final da Copa Libertadores, que ocorrerá nesse sábado. Apesar do jogo aberto, com grandes oportunidades para os dois lados, foi o Juventude quem abriu o placar, com chute de fora da área de Lucas Barbosa. O Galo tentou responder, criou mais oportunidades, mas foi surpreendido com o segundo gol, marcado por Gilberto. Aí entrou a reação alvinegra. Em uma blitz de pressão ofensiva, o Galo marcou duas vezes com Alisson e Vargas, empatando a partida.  Mas, no apagar das luzes, Erick Farias decidiu o confronto para o Juventude aos 48 do segundo tempo. Mais uma derrota da equipe de Milito, que vê as chances de classificação para a próxima Libertadores via Brasileirão ficarem distantes. Agora, o Galo vai com tudo para enfrentar o Botafogo, às 17h, em busca do bicampeonato da América. Apesar de não contar com Zaracho, lesionado, o Atlético terá força máxima para o duelo decisivo.

Após a perda do título da Sul-Americana, o Cruzeiro encarou o Grêmio, no Mineirão. O confronto ficou empatado em 1×1, tendo os gols sido marcados por Braitwhaite, pelo lado gremista, e Matheus Pereira, para o Cruzeiro. Apesar de ter sido superior durante a maior parte do jogo, o Cruzeiro saiu atrás no placar, após falha da marcação da defesa em contra-ataque gremista, que terminou com o dinamarquês Braitwhaite empurrando para o fundo das redes de dentro da pequena área. A Raposa reagiu, teve volume de jogo e criou oportunidades, até que Matheus Pereira recebeu lindo passe de Gabriel Verón e bateu de primeira para empatar a partida. Matheus Pereira fez grande jogo. Além do gol, o camisa 10 cruzeirense criou oportunidades para que seus companheiros pudessem virar a partida. Lautaro Díaz (em péssima noite) e Verón desperdiçaram oportunidades que poderiam ter trazido os 3 pontos para a equipe celeste, que sofreu muito com os desfalques de Kaio Jorge e Matheus Henrique. A dupla teve lesão confirmada horas antes do início da partida e não deve voltar a atuar em 2024. Péssima notícia e péssimo resultado para o Cruzeiro que, na 7ª colocação, vê Bahia e Corinthians na cola, ambos somente um ponto atrás da Raposa na briga pela classificação para a Copa Libertadores.

O América se despediu da Série B com uma vitória de 3×0 sobre o Brusque, jogando no Independência, sob apoio de sua torcida. O jogo marcou a despedida do ídolo Moisés dos gramados. O meia anunciou sua aposentadoria ao final da temporada. Em sua última partida como jogador profissional, Moisés marcou de pênalti. Davó e Fabinho marcaram os outros dois gols, que deixaram o Coelho terminar o ano na 8ª colocação.