Caged destaca Itaúna como a segunda cidade da região na geração de empregos

0
873

Pandemia e emprego são duas palavras que não combinam. As medidas restritivas e o isolamento social têm afetado diretamente a capacidade produtiva de vários setores da economia e determinado a queda na geração de novos postos de trabalho.

E apesar de toda a falta de perspectivas positivas da economia brasileira, Itaúna tem dado sinais de que está à margem das notícias ruins e que continua em crescimento. É o que mostram os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, deste ano. O desempenho positivo da cidade na geração de empregos ao longo de 2020 meses, continua este ano e os dados do último trimestre são ainda mais animadores: Itaúna ultrapassou as performances positivas dos municípios vizinhos e virou vitrine no ranking regional. O município é destaque na geração de empregos e, na região, perde somente para Nova Serrana, que teve um saldo de 1.567 postos. Já a nível estadual, Itaúna se encontra na 27ª posição na geração de emprego.

O município gerou 510 novos postos de trabalho no mês de fevereiro. Foram ao todo 2.150 admissões e 1.640 desligamentos. O setor desta vez que mais gerou vagas foi o da Indústria, que ficou com um saldo de 301 postos de trabalho, seguido pelo de serviços com 116. Itatiaiuçu gerou 39 novos postos de trabalho no mesmo período e Pará de Minas 222.

Resultado

De 2017 a 2019, a Prefeitura autorizou a concessão de 44 terrenos a empresas que pretendiam ampliar suas atividades e dois outros foram destinados a novas companhias, a Cimentão, já operando na região do bairro João Paulo II, e a IHM, que se instalará no Distrito Industrial, após a construção da ponte e asfaltamento na região.

Outra concessão que reflete na performance positiva da cidade foi dada para a Belgo Mineira Bekaert que gerará 850 empregos diretos e terá faturamento estimado de mais de R$ 1 bilhão.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Diógenes Vilela, após o período de onda roxa, serão feitas reuniões semanais com empresas interessadas em investir no município, para preparar a cidade para que outros investimentos possam chegar nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × cinco =