Os vereadores afirmaram esta semana que, apesar de a Prefeitura de estar investindo em campanha maciça contra a dengue, solicitando as pessoas que cuidem do seu quintal, realizando mutirão de combate aos focos nos bairros e até usando o conhecido “fumacê” para espantar o mosquito Aedes-aegypti, as ruas da cidade, inclusive lotes do município, estão se tornando verdadeiros depósitos de lixo e entulho. Para os vereadores falta uma ação mais incisiva de fiscalização – com punição e multas – para com o descarte irregular. Eles também falaram que em vários pontos da cidade – ruas e praças – o mato tem tomado conta e que não adianta muito querer combater os focos da dengue apenas nos quintais das casas.
Muitas pessoas estão aproveitando a falta de fiscalização e o excesso de caçambas de recolhimento de entulho espalhadas na cidade para descartarem pedaços de móveis, restos de material de construção e até mesmo lixo orgânico em vários lugares.
Nos grupos de WhatsApp e nas postagens do Instagram muitas pessoas têm denunciado o excesso de lixo nas ruas, solicitando que o poder público tome providências para punir os que sujam e melhorar a as paisagens de Itaúna.