Caminhada pela Paz e Café Comunitário no aniversário da Casa Socialista Irmã Benigna

0
383

Uma caminhada e um café comunitário, com poesia, música e ecologia, vão marcar a comemoração de dois anos da Casa Socialista Irmã Benigna, no Bairro Morada Nova. Será neste domingo (24), a partir das 8 horas.

O evento começa com uma Caminhada Pela Paz, pelas ruas do bairro, com concentração às 8 horas na Praça do Refeitório, Praça Professora Vânia Marques. Em seguida, as pessoas irão para a sede da Casa Socialista, onde será servido um café com poesia, que terá participação da poetisa e atriz Beth Souza. Depois, haverá plantio de mudas no Projeto Movimento Verde, coordenado pela direção municipal do PV.

O nascimento da Casa Socialista veio de uma ideia do professor de Direito e de Filosofia da USP São Paulo, Alisson Mascaro. Ele sugeriu que em todas as cidades brasileiras fosse criado um centro socialista, principalmente no meio de comunidades mais carentes, na periferia, a fim de mostrar para o povo o que é o Socialismo através da prática. No dia 25 de setembro de 2021 foi inaugurada em Itaúna a Casa Socialista Irmã Benigna.

Professora Mônica e militantes da esquerda

A iniciativa da entidade em Itaúna foi da professora Mônica Santos com adesão imediata de um grupo de pessoas, militantes da esquerda local. A Casa Socialista é mantida com o patrocínio de pessoas da comunidade, alguns dos que estiveram com a Mônica desde a abertura da entidade, e as atividades acontecem através da ação de professores e gestores voluntários, com arte e cultura destinadas aos moradores do bairro e da região, principalmente crianças.

São oferecidos reforço escolar e minicursos, como de Inglês, que acontece atualmente. Ali também são realizados o bazar, com a venda de produtos que são doados, a preços simbólicos; o varal solidário para doação de roupas e a Gelateca Solidária, com empréstimos e trocas de livros.

“Neste domingo, faremos uma Caminhada pela Paz e, em seguida, um café comunitário, cada um vai levar uma quitanda e vamos comemorar e festejar esses dois anos de existência”, disse a professora Mônica Santos.