Campanha da Fraternidade tem como lema “Fraternidade e Fome”

0
468

A igreja Católica iniciou nesta quarta-feira (22) o período da quaresma e foi lançada, oficialmente, pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil, a Campanha da Fraternidade 2023. A CNBB levanta um dos temas que mais aflige o mundo, que é a fome, e a sua Campanha da Fraternidade deste ano tem como lema: “Fraternidade e Fome”, sobre a passagem evangélica: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Um tema muito apropriado para o momento, pois existem milhares de pessoas passando fome no Brasil. Desde 1962, quando nasceu a Campanha da Fraternidade no Brasil, esta é a terceira vez que a CNBB explora a temática da fome.

Diocese de Divinópolis, sem o bispo Dom José Carlos, tem novo administrador

A abertura da Campanha da Fraternidade 2023 foi feita na Diocese de Divinópolis sem a presença do bispo Dom José Carlos de Souza Campos, itaunense, que foi nomeado e já assumiu o arcerbispado metropolitano de Montes Claros. A Diocese de Divinópolis ficou vacante e o Conselho de Consultores escolheu na quinta-feira (23) o administrador da Diocese, o padre Paulo Sérgio Diniz Mendes, que ficará no cargo até que o Papa Francisco faça a nomeação do sucessor de Dom José Carlos.

O administrador tem basicamente as mesmas funções do bispo diocesano, apenas com alguns ajustes, como no caso da Missa do Crisma, na quinta-feira Santa que deve ser celebrada por um bispo, se não houver nomeação até lá, um deverá ser convidado.

Padre Paulo Sérgio era desde 2014 o vigário geral da Diocese de Divinópolis no governo de Dom José Carlos. Com 54 anos, e 25 anos de vida presbiteral, ele é atualmente o Cura da Catedral do Divino Espírito Santo (2022) e o diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo em nível diocesano (2022).