A vacinação contra a influenza e o sarampo, iniciada pela Secretaria de Saúde no último dia 4, ainda não alcançou boa parte da população. E, mesmo no público específico desta primeira fase, que vai até o dia 2 de maio, os números de imunizados ainda são pequenos. No caso da vacina contra o sarampo, estão sendo vacinados os trabalhadores de saúde e até o dia 20 de abril haviam sido imunizados apenas 690 profissionais, o que corresponde a 9,87% da meta proposta, que pretende atingir, pelo menos, 90% desse público.
Para a imunização contra a gripe, nesta primeira fase, serão contemplados os profissionais de saúde e as pessoas acima de 60 anos. Foram vacinados 3.403 do grupo contemplado na primeira etapa, o equivalente a 10,70% da meta. O objetivo é alcançar no mínimo 90% da população.
Seguindo o Plano Nacional de Imunização, a segunda fase, do dia 3 de maio a 3 de junho, atingirá um maior número de pessoas, como crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas portadoras de deficiência permanente, comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.