Campeonato Amador de Itaúna

Final da 1ª Divisão, no Estádio José Flávio de Carvalho, traz a disputa entre o São Francisco e o Souza Moreira

0
742

É neste sábado (16), às 15 horas, no Estádio José Flávio de Carvalho a final da Primeira Divisão do Campeonato de Futebol Amador de Itaúna, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O evento traz a disputa entre as duas equipes itaunenses: São Francisco, Falcatrua Futebol Clube, e CA Souza Moreira, com entrada franca. O Campeonato Amador já é tradicional no calendário esportivo e este ano contemplou 18 equipes em duas divisões, sendo ito na primeira e 10 na segunda.

São Francisco é o nome oficial, mas Falcatrua é o mais conhecido “e está na final do Amador”

O entusiasmo e a vontade de vencer o Campeonato neste sábado tomam conta de jogadores e demais envolvidos com a equipe do São Francisco, ou melhor, Falcatrua Futebol Clube. O time foi fundado em 10 de junho de 2017, após um jogo valendo refrigerante entre o time do Kleitinho e do Jefinho, contra o time do Buiu, na quadra do bairro Irmãos Auler. Ali, o dirigente Careca teve a ideia de colocar o time com jogadores também do bairro Várzea da Olaria, uma vez que ele já tinha experiência com outras equipes. Foi feita primeiramente uma união com jogadores de outros times e, no primeiro “campeonato dos cascudinhos”, o time venceu com o nome de Zauler Futebol Clube.  Após esse campeonato, passou a se chamar Falcatrua Futebol Clube, quando foi criado o escudo e “virou essa febre pela cidade”.

Para o Careca, pode-se dizer que “é um amor que acendeu, após muitos anos sem time de futebol no bairro, que estava parado desde a época da Rata. Daí em diante, passou a participar não só em campo society, como em campo grande, entrando na série B, com o nome oficial da Paróquia do bairro, São Francisco e, também, porque o nome Falcatrua não foi permitido pela Secretaria de Esportes para entrar no Amador. Desta forma, o nome Falcatrua é usado nos torneios society e São Francisco no futebol amador.  “Uma das torcidas mais conhecidas e apaixonadas da região fez o Falcatrua subir para série A e no seu terceiro ano de futebol amador, disputa a primeira Final. Estamos muito animados e confiantes na vitória”, afirma o dirigente Careca.

Souza Moreira quer repetir histórico de vitórias no futebol itaunense

Maurílio Antônio de Souza Júnior, o Juninho Velocidade, é o treinador do CA Souza Moreira, fundado em 1948, vitorioso com vários títulos ao longo de sua história. Após ficar por muito tempo inativo, o time de Santanense retornou às atividades em 2017, sagrandos-e campeão da segunda divisão.

Em 2021, o time foi campeão da primeira divisão invicto com um time jovem, a maioria oriunda da própria base, vinda da escola de futebol do Souza. Esse título, aconteceu após 39 anos da última conquista do Souza Moreira na primeira divisão. Ano passado, a equipe chegou novamente na final e ficou com o vice-campeonato e, este ano, está na fase final, pelo terceiro ano consecutivo, animada para conseguir mais um título. Segundo Juninho Velocidade, “o time está focado e vai com força máxima em busca da vitória”.

O CA Souza Moreira atualmente tem o foco na sua categoria de base, visando a formação de craques “e homens de bem para o futuro. Nossa escola de futebol atende atletas de 6 a 13 anos, com um resultado positivo na formação de atletas para equipes de alto rendimento e também ajudando na formação ser humano, usando o esporte como ferramenta de educação. Por isso, nossa equipe adulta, em sua maioria, é composta de atletas que passaram em nossa base. Sou treinador e juntamente com o João Gilberto, um dos responsáveis pelo retorno do clube e montagem da escola de futebol”, disse.

Primeira equipe do história do Souza Moreira. Em pé: Rolezinho da Fontana um dos fundadores, João Miguel. Técnico Tõe Calando. Raimundo Jacó. Déco do Augusto. Campeiro. Edmundo. E Jair do Jusa. Agachados: Noronha. Mundinho. Afrânio do Nenego. Jorge. Hélio Brexó.