Capivaras do São João agora tem companhia, um teiú foi visto nesta tarde próximo ao leito do rio

0
708

Um seguidor do Jornal Spasso, flagrou e registrou nesta segunda-feira (13) a imagem de um TEIÚ ((Salvator merianae) andando sob o asfalto depois de ter saído de leito do Rio São João. O animal é um Lagarto de tamanho relativamente grande, sendo o maior lagarto brasileiro, tem um corpo que pode atingir 50 centímetros – mas se considerando o rabo, ele pode chegar a até 2 metros no total. Suas cores mesclam tons de preto, amarelo e branco, e suas laterais são preenchidas com bolinhas claras. Apesar de possuir comportamento agressivo, geralmente tende a fugir quando se sente ameaçado. O teiú come de tudo um pouco: carniças, carnes em geral, insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, além de frutas e folhas das mais variadas espécies. Historicamente, o teiú é um grande recurso dos povos originais, que utilizavam sua carne como alimento, seu couro e gordura – o que só é possível porque ele existe em grande número e alcança um tamanho respeitável.

Seu comportamento é sazonal: no verão e na primavera podem ser vistos repousando ao sol, em busca por alimento e reprodução. Já nos meses mais frios, entre final de maio e final de agosto, ele hiberna, permanecendo inativo em tocas por longos períodos.

O animal foi visto na Av. São João no trecho entre a rua Santana e o hospital Manoel Gonçalves, ele se assustou com os carros que passavam pelo local e retornou ao leito do rio.