Carnaval 2023 vai acontecer no Boulevard Lago Sul com estrutura de grande espetáculo

Carnavalescos falam das mudanças da festa momesca e aguardam reunião com a Secretaria de Cultura e Turismo para traçarem os planos do evento

0
947

O Carnaval itaunense 2023 já está na pauta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o novo espaço foi definido essa semana, será no Boulevard Lago Sul, próximo da Prefeitura, onde têm sido realizados outros eventos da pasta.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Ilimane Lopes, o Joe, a festa momesca, que irá acontecer nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, contará com excelente estrutura e marcará novamente o calendário festivo do município. A grande novidade, afirma Joe, será a transferência do irreverente bloco caricato “Pau de Gaiola”, que tradicionalmente acontecia na Praça Francisco Marques, mais conhecida como Praça da Lagoinha, para o moderno Boulevard. Ali serão realizados desfiles de blocos carnavalescos, shows de bandas tradicionais da folia e outros eventos, inclusive para as crianças.

A Praça da Lagoinha é a história, mas novos tempos vêm

Um dos fundadores e membro da diretoria do Pau de Gaiola, Afonso de Oliveira Silva, o Afonsinho, disse à reportagem do Jornal S’PASSO que os tempos são de mudança e de adaptações. “É melhor mudar de lugar do que não ter o Carnaval”, opina. Para ele, durante todos esses anos o Pau de Gaiola circulou pela Praça da Lagoinha e ali fez história, mas por questão de segurança e de logística, o bloco e toda a estrutura do Carnaval serão transferidos para um novo ponto, o moderno bairro Boulevard. “Muitas pessoas vão sentir com mudança, mas temos que nos adaptar e fazer o melhor. Penso que todos vão ganhar”, disse.

Reunião com os carnavalescos

O líder do Bloco Sertanejeiros, Léo Alves, disse que soube das alterações e os planos da Secretaria de Cultura e Turismo, porém eles ainda não foram oficialmente transmitidos aos blocos e não houve reunião nesse sentido. “Acredito que possa ser uma mudança positiva, igual no passado foi da Silva Jardim para a Jove Soares. Mas como não nos foi apresentado o projeto não posso muito opinar.  O Bloco Sertanejeiros está tentando captar patrocínio para uma possível participação no carnaval 2023, mas ainda não tem nada definido se irá participar, até pelas dificuldades do bloco fazer um carnaval de qualidade igual sempre foi feito. Depende muito de patrocinadores e não acho que vai ser uma tarefa fácil para o próximo carnaval. Lembrando que todas despesas com trio elétrico, banda, segurança, uso de espaço público, abadás etc. são pagas pelo bloco. Acredito que o custo para o carnaval 2023 vai ser muito maior”, revelou.

Allfaces aposta nas mudanças

Ricardo Magalhães, do Allfaces, vê como positivas as mudanças propostas pela Secretaria de Cultura e Turismo. “Pelo que me parece será um circuito fechado nos moldes que foi feito o Festival de Inverno com espaço maior, muita segurança e conforto para os participantes. Acho também que se concentrando tudo nesse espaço os impactos na cidade, no trânsito e nos moradores da região não serão mais problemas, visto que a Jove Soares e Praça da Lagoinha já não estavam comportando uma festa nesse tamanho. Com isso, espero que tenha uma boa participação dos blocos para que possamos fazer um excelente carnaval e a alegria dos foliões”, salientou.

Um marco na história do carnaval de Itaúna

Otimista com os novos projetos para o carnaval 2023, Manuel de Sousa Ribeiro Júnior, o Manel da Zinha, do Bloco Deu no Que Deu, ressalta que a mudança proposta “tem tudo para ser um sucesso”. Quanto ao Bloco Deu no Que Deu, revela que “estamos estudando um formato totalmente inovador que, caso aconteça, será um marco na história do Carnaval de Itaúna. “Estamos com parcerias com pessoal de renome nacional na promoção de eventos, porém ainda não podemos divulgar”, afirmou.

Homenagem ao ‘General da Banda’

A Banda Esplendor e Glória pretende fazer no Carnaval 2023 uma homenagem ao “General da Banda”, Tadeu Nolasco, que morreu no ano passado. Sobre as novas propostas para o carnaval oficial, o dirigente da agremiação, Rodrigo Otávio Gonçalves Nogueira, afirma ainda não ter uma opinião formada, uma vez que está tomando conhecimento agora dos propósitos da Prefeitura.

“Acredito que será um carnaval incrível”

Juliana Nunes Rodrigues, do Bloco da Bia, também ficou feliz com a notícia das mudanças para o Carnaval 2023. “Acredito que será um carnaval incrível e vou atrás de mais informações sobre a organização e o novo formato”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove − catorze =