Cartório Eleitoral faz ajustes finais nas urnas eletrônicas para o pleito do dia 6 de outubro

0
225

A reportagem do Jornal S’PASSO esteve no Cartório Eleitoral, na tarde de quinta-feira (26) e registrou a movimentação dos servidores que estavam dando os ajustes finais como aferição, verificação e cadastramento do sistema, nas urnas que irão servir Itaúna e Itatiaiuçu, nas eleições de domingo, 6 de outubro.

São 240 urnas em Itaúna e 37 em Itatiaiuçu, mais os equipamentos reservas que irão atender às seções da 140ª zona eleitoral nas duas cidades.

O Tribunal Superior Eleitoral realiza, por meio de seus tribunais regionais, nos cartórios de cada município, inúmeras conferências do sistema de votação através da urna eletrônica. A Justiça Eleitoral oferece dezenas de possibilidades para que os eleitores possam auditar a urna eletrônica e os sistemas eleitorais. Isso ocorre antes, durante e depois do pleito.

Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.673/2021, a auditoria é o exame sistemático que verifica se os softwares, programas de computador, estão implementados de acordo com as normas e os procedimentos legais. O objetivo principal é checar se eles estão funcionando normalmente.

Na semana passada, como registrou a reportagem do S’PASSO, foi realizado o treinamento dos mesários e demais servidores que irão atuar nas eleições 2024. Além de informações básicas sobre a recepção e coleta dos votos, os voluntários puderam testar os modelos da urna eletrônica que será disponibilizada em sua seção.