A Câmara Municipal instala no próximo dia 1º de agosto, às 18 horas, o Centro de Atendimento ao Cidadão e a Escola do Legislativo, iniciativas da Mesa Diretora sob o comando do vereador Nesval Júnior (PSD), que fazem parte da nova estrutura organizacional do parlamento. Os dois órgãos irão funcionar num prédio em frente à Câmara, na avenida Getúlio Vargas, 807 – Edifício Porto Belo –, de fácil acesso para a população.
O presidente Nesval Júnior, autor do Projeto de Resolução que criou a Escola do Legislativo e o Centro de Atendimento ao Cidadão, aprovado em abril, falou ao Jornal S’PASSO sobre as atividades que irão abrir o segundo semestre do Legislativo. Ele também teceu considerações sobre o projeto Parlamento Jovem, que encerrou as atividades no início de julho.
No prédio recém-instalado, além dos serviços desta nova estrutura da Câmara Municipal, estará funcionando uma lan house para que as pessoas possam acessar internet e fazer pesquisas do mundo virtual. “Hoje a gente sabe que muitos serviços prestados pelo poder público em suas várias instâncias são virtuais e muitos não têm acesso à rede de computadores”, opinou.
Aproveitamento do pessoal que trabalha no legislativo
O presidente Nesval Júnior revelou à reportagem que estão sendo aproveitados servidores da Câmara para os novos atendimentos à população. Os serviços estarão disponíveis das 7h às 18 horas, sem intervalo de almoço para melhor atender àquelas pessoas que têm somente esses horários para reasolver demandas.
Centro de Atendimento ao Cidadão
Serão prestados serviços que já são disponibilizados em outras esferas dos órgãos públicos, mas que às vezes são mais demorados e até ineficientes por causa do excesso de burocracia. Assim, a Câmara irá promover esses atendimentos de forma mais ágil, fácil e gratuita, como segunda via de documentos, emissão de boletos, confecção de currículo, agendamento de perícia do INSS, entre outros.
Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo também irá funcionar no novo espaço da Câmara Municipal. Além de capacitar os servidores públicos, com cursos, seminários, oficinas etc., aproximará o cidadão das atividades parlamentares e administrativas do setor público, principalmente a classe estudantil, que tem demonstrado amplo interesse em conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores, bem como todo o funcionamento dos poderes Legislativo e Executivo.
Parlamento Jovem
Foi encerrada no início deste mês a primeira fase do Parlamento Jovem, coordenado pela Mesa Diretora da Câmara em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Foi um projeto que trouxe excelentes resultados com participação de um número muito expressivo de estudantes. Vamos dar continuidade a ele com uma agenda muito positiva, como foi nessa primeira etapa, com palestras sobre o Maio Amarelo e o Meio Ambiente. O Legislativo sempre estará aberto aos estudantes das redes municipal, estadual e particular para iniciativas como essa, para que eles possam conhecer de perto a Câmara”, pontuou.
O dirigente do Legislativo ressalta ainda que o ideal é trazer o povo para dentro da Câmara. “Embora seja a Casa do Povo, até hoje havia ações voltadas para a população, nem serviços estratégicos para ela. Então, ter essas pessoas dentro do Legislativo, usufruindo dos serviços públicos, é muito importante”, considerou.