Junto com a Escola do Legislativo, a Câmara disponibiliza o CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, que funciona diariamente das 7h às 18 horas, sem intervalo para o almoço, prestando serviços gratuitos.
Inaugurado em agosto, no primeiro mês de funcionamento foram registrados 94 atendimentos ao público, no segundo mês 181 e no terceiro 259. Os atendimentos foram feitos princialmente à população mais vulnerável, envolvendo questões mais burocráticas e tecnológicas. O atendimento vai desde um xerox, a orientações para encaminhamento à Farmácia Básica, a concessão de visto para famílias estrangeiras que estão morando em Itaúna e precisavam de documentos para emissão de CPF e carteirinha do SUS.
No CAC são emitidas certidões negativas, de antecedentes criminais, quitação eleitoral, agendamento de Identidade etc. “E numa iniciativa muito bacana e estamos distribuindo, gratuitamente, o cordão de girassol, que é uma lei municipal do vereador Nesval Júnior, que dá prioridade no atendimento a portadores de doenças ocultas”, explica a coordenadora dos serviços Grasielly Spínola.
“A pessoa vem ao CAC, traz os documentos e a gente faz o cadastramento e emite gratuitamente o cordão de girassol para que ela possa receber o atendimento preferencial em lugares públicos. São muitas as ações realizadas pelo CAC, como inscrição em concursos públicos, auxílio de documentação para Processo Seletivo no município, boletim de ocorrência virtual para perda de documentos, entre outros. Às vezes a pessoa não tem acesso à internet, muitas vezes não tem e-mail ou mesmo o celular para facilitar o acesso. Cada dia surge uma demanda diferente e quando não podemos atender, encaminhamos a pessoa para os órgãos públicos como o CAPS Ad ou Defensoria Pública”, enumera Grasielly Spínola.
Funcionando no recesso parlamentar
Tanto a Escola do Legislativo quanto o CAC irão funcionar normalmente durante o período de recesso da Câmara Municipal, nos meses de dezembro e janeiro.