O itaunense Décio Vargas é chef de cozinha e acaba de vencer uma competição internacional, em que participaram inúmeros especialistas de várias partes do mundo. Foi um concurso realizado pelo Instagram, com 32 chefs internacionais e pratos selecionados. Ele contou à reportagem do Jornal S’PASSO que já há algum tempo seguia o chef Romero van Gils, de Amsterdã (Holanda), no Instagram. Começou a receber elogios dele sobre o conteúdo de sua página e a forma como a apresentação de seus pratos era diferenciada. “No dia 27 de fevereiro recebi o convite do perfil dele (@chefs life36). Foi uma surpresa para mim, já que sou amador e autodidata, ao passo que os demais 31 chefs são de renome e famosos no mundo inteiro. Mas resolvi encarar o desafio, mandar meu prato e mostrar minha paixão pela gastronomia”, recorda. Na primeira etapa do concurso os 32 pratos foram submetidos a votações, de 2 em 2. Os vencedores dos 16 duelos passaram para a próxima fase e assim, sucessivamente, até que o itaunense chegou à grande final, como vencedor.
“Na verdade, eu já me sentia vencedor simplesmente por ter sido indicado e escolhido para participar da competição. Ter chegado à 3ª etapa já me fez muito orgulhoso e feliz. Vencer, então, me deu muito orgulho de mim mesmo. Quase não podia acreditar que meu prato tinha me levado à final. Foi uma disputa bem acirrada na final, voto a voto, resultados oscilando ao longo das 24 horas, até que às 12h do quinto e último dia, 6 de março, recebi a mensagem do coordenador informando que eu me sagrara o grande campeão da 3ª temporada de chefs/pratos, com parciais de 51% x 49%. Foi uma explosão de alegria no meu coração. Passou um filme na minha cabeça e vi que meus sonhos começaram a se tornar realidade”, comemora.
O prato vencedor tem a seguinte descrição: Tartar de beterraba, grãos, azeite de funghi, erva-doce, manjericão, tomilho, balsâmicos de laranja e cerveja, camarões grelhados na manteiga de café, limão caviar e vinho tinto.
A gastronomia como paixão e hobby
O premiado chef Décio Vargas é gestor de logística na GLP da Petrobrás, mora em São Paulo e está fora de Itaúna há 25 anos – mas mantém suas raízes “com Minas e seus belos horizontes dentro do meu coração”. Seu hobby é a gastronomia, que vem de muito tempo. Ele contou à reportagem do S’PASSO que sempre foi apaixonado por comida e tudo o que está envolvido no seu processo de preparação. “Cozinhar, para mim, é a arte de traduzir em sabor os seus mais nobres sentimentos. Além dos sabores, as texturas, cores, formatos e o cheiro dos ingredientes importam”, ressalta. Décio não fez cursos, não possui diploma ou formação na área, é autodidata e amador, porém um grande artista da arte de transformar pratos e alimentos em arte. Ele explica que em meio à pandemia resolveu criar uma página no Instagram (@pret_a_cuisiner) e mostrar um pouco desta paixão. Para isso, contou com o apoio de vários chefs que apreciam sua maneira de enxergar a gastronomia e como transformar essa paixão em pratos. Artista da culinária, ele sugere que a cozinha é o teatro em que todos os ingredientes entram em cena para, juntos, formarem uma ópera de aromas e sabores, sem se descuidar da plástica e da estética do prato. Depois da conquista, Décio está idealizando o projeto, o “ CHEF na sua CASA”, que consistirá na elaboração dos pratos diretamente no local de pequenos eventos sociais ou em reuniões em residências, levando comida gourmet aos apreciadores da boa gastronomia e da boa mesa.