Chuvas contínuas podem agravar problema da Gruta e do barracão do teatro, no Morro do Sol

Perigo de deslizamento de terra e queda de árvores e muro de arrimo permanece desde 2022

0
437

Os alertas feitos pela Defesa Civil de Itaúna sobre as áreas de risco de deslizamento de terra, queda de muros, árvores e barrancos apontam para alguns lugares que necessitam da intervenção do poder público para minimizar possíveis desastres.

São pontos atingidos pelas chuvas que caíram intensamente na cidade no final de 2021 e início de 2022 e que ainda estão aguardando a intervenção necessária, como as encostas da Gruta Nossa Senhora de Itaúna e da sede da Cia. Instável de Teatro, no Morro do Sol. Os problemas decorrentes de deslizamento de terra, queda de árvores e rompimento de muros de arrimo nesses dois lugares ainda continuam. No barracão administrado pela Instável Cia. de Teatro é guardado o acervo de parte significativa da história do teatro de Itaúna. Já a Gruta Nossa Senhora de Itaúna, é um dos principais pontos do turismo religioso, onde diariamente um grande número de pessoas frequenta.

O coordenador da Defesa Civil, Fábio Túlio Menezes Silva explicou à reportagem do Jornal S’PASSO que existem pontos vulneráveis que são chamados de áreas de risco, situados em vários lugares da cidade e que necessitam vigilância dos moradores e atenção redobrada de sua equipe de trabalho.

“Estas áreas de risco são lugares que podem ocorrer deslizamentos de terra, existem residências com patologias estruturais, como trincas e rachaduras, e risco de queda de muro de contenção ou arrimo”, disse.

Essas áreas, explicou Fábio Túlio, são acompanhadas com vistorias rotineiras pela equipe da Defesa Civil durante todo o ano e, caso seja necessário, acionam-se os profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social “para dar suporte ao atendimento social”. Os problemas mais graves também contam com atuação dos trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços.